FISCALIZAÇÃO

Políticos denunciam tentativa de fechamento de núcleo de atendimento ao idoso no Recife

Publicado em: 25/05/2023 09:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Vereadores do Recife e deputados estaduais da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) denunciaram, na última quarta-feira (23), o possível encerramento das atividades do Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral (NDI), localizado no bairro de Areias, na Zona Norte. De acordo com os parlamentares, ao chegar no local para vistoriar o equipamento o grupo teria se deparado com a presença de um carro oficial do governo do estado e uma viatura da Polícia Militar.

A comitiva formada pelos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Júnior, e os deputados estaduais José Patriota (PSB) e Sileno (Guedes), anunciou, então, que irão protocolar um pedido de informação à governadora Raquel Lyra (PSDB) com o objetivo de obter esclarecimentos quanto aos motivos diante da iminente ameaça de fechamento do equipamento e a veracidade das denúncias feitas pela população.

“Essa coincidência despertou ainda mais a atenção dos representantes políticos, que viram a necessidade de investigar a situação com maior urgência”, disse o grupo em nota enviada à imprensa. A “coincidência” mencionada no texto faz alusão à presença de representantes da atual gestão do Palácio do Campo das Princesas no NDI. Ainda segundo o material, os parlamentares irão “buscar soluções para evitar que os idosos fiquem desamparados”.

“O Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife é uma instituição fundamental para a população idosa da capital pernambucana, oferecendo diversos serviços, atividades e cuidados voltados para o bem-estar e qualidade de vida dessa parcela da sociedade”, disse o vereador Samuel Salazar, líder do governo João Campos (PSB) na Câmara Municipal. “Se confirmado o seu fechamento, isso representaria uma grande perda para à população e uma preocupação significativa para os familiares dos idosos atendidos na região”, acrescentou o emedebista.

Já o vereador Rinaldo Júnior criticou o que chamou de “retirada de direitos” por parte da gestão Raquel Lyra e lembrou que a falta de diálogo do atual governo estadual tem dificultado o avanço de políticas públicas voltadas às áreas da saúde e assistência social. " É um grande absurdo fazer política retirando direitos. O núcleo foi uma conquista de imensa importância para as pessoas idosas. Infelizmente, esse é mais um gol contra a população pernambucana”, completou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.