Paulista realiza seminário em alusão ao Maio Laranja

Publicado em: 25/05/2023 15:52

Evento fecha a programação alusiva à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município
 (Foto: Divulgação/Danilo Brito)
Evento fecha a programação alusiva à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município (Foto: Divulgação/Danilo Brito)
A Prefeitura de Paulista realizou nesta quinta-feira (25), um seminário para pensar nas ações do município em relação as formas de se combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), o Seminário “Proteger é Garantir Direitos”, fechou a programação alusiva ao Maio Laranja.

O evento foi realizado pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e teve participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paulista, do Conselho de Assistência Social e Conselho Tutelar. A iniciativa contou com a participação, ainda, das secretarias de Saúde e de Educação, de recreadores dos Centros de Educação Infantil de todo o município, em uma manhã de muita informação e direcionamentos relacionados ao tema. 

Na ocasião, foi ministrada uma palestra com o tema "Quais as Estratégias para meu Município Fazer Bonito contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?”, com o advogado, especialista em Direitos Humanos, mestre em Serviço Social e membro da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Eduardo Paysan Gomes.

“O abuso sexual, muitas vezes, ocorre no ambiente doméstico por alguém próximo da família. Uma realidade muito cruel e que precisamos chamar atenção da sociedade e dos vizinhos, para que possamos estar alerta aos sinais e possamos denunciar, quando existe o conhecimento de violação de direitos, seja através do Disk 100 ou dos conselheiros tutelares”, destacou Eduardo Paysan.

Desde o ano de 2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.