CULTURA

Paulista apresenta Projeto do Complexo Multicultural da Cidade

Publicado em: 26/05/2023 15:42

Iniciativa envolve a reforma e requalificação do Cineteatro Paulo Freire e do Centro Cultural Ariano Suassuna
 (Foto: Divulgação )
Iniciativa envolve a reforma e requalificação do Cineteatro Paulo Freire e do Centro Cultural Ariano Suassuna (Foto: Divulgação )
O segmento da cultura de Paulista vai receber um impulso significativo e se tornar referência na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Prefeitura apresentou, nesta sexta-feira (26), na sala 09 do cinema do Paulista North Way Shopping, o projeto do Complexo Multicultural da Cidade. 

Coordenada pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, a intervenção faz parte do Programa Acelera Paulista (PAP) e a primeira etapa foca na reforma e requalificação do Cineteatro Paulo Freire e do Centro Cultural Ariano Suassuna, com um investimento de R$ 10 milhões, cujo aviso de licitação  foi publicado no Diário Oficial também nesta sexta-feira. A previsão é que a Ordem de Serviço seja assinada em setembro deste ano, e o prazo previsto para entrega destes equipamentos é setembro de 2024.

De acordo com o engenheiro e secretário de Infraestrutura, Jorge Carreiro, a obra atinge uma dimensão empreendedora tanto para iniciativa privada, quanto de políticas públicas, além de acelerar o crescimento sustentável nos âmbitos social (educação, empoderamento feminino, fortalecimento dos MEI´s, ambiente acessível, qualificação profissional); econômico (cafeteria, escola, farmácia, mercado digital, economia criativa, livraria, pet shops); e ambiental (reuso da água da chuva, reciclagem, mobilidade ativa, uso de bicicleta e prática de esportes). 

“Hoje é um grande dia, o município de Paulista e toda a nossa equipe de governo, celebram o dia 26, nesse mês de maio, como o dia em que nós iniciamos um processo de licitação para implantação do complexo multicultural. Um cineteatro moderno, completamente diferente do que nós tínhamos, um projeto que é ousado sob o ponto de vista da engenharia e da arquitetura para que receba os melhores espetáculos”, afirmou Carreiro.

A estrutura do Cineteatro contará com 250 cadeiras, inclusive para pessoas obesas e cadeirantes. Haverá uma área externa com capacidade para até quatro mil espectadores. Os frequentadores da casa terão à disposição um snack bar. 

O local vai ser equipado com uma sala de projeção para filmes, camarins, palco reversível, sala de administração, sala de instrumentos, plataforma de elevação para o palco e terá ainda 1.° andar. No térreo, os banheiros serão projetados com acessibilidade. O prédio terá piso em porcelanato e carpete, corrimão e saída de emergência.

Já o Centro Cultural Ariano Suassuna, outro importante equipamento que integrará o Complexo, funcionará como sala de exposição de quadros, esculturas, artesanato e outros itens de artes. Uma sala de oficina multiuso também será instalada no local. Cafeteria, sala de administração, terraço, jardim com bancos, banheiros acessíveis e outros itens compõem o ambiente.

O artista Beto Mix, membro da Academia de Letras e Artes de Paulista (ALAP), expressou sua satisfação sobre a apresentação: "Esse Complexo Cultural é de extrema importância.  Isso vai beneficiar não só a parte cultural, mas a educação,  a questão socioeconômica e a viabilidade dentro do contexto cultural do município”.

A segunda etapa do projeto do Complexo Multicultural consiste na construção da Biblioteca Pública Municipal e do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, ambos com uma estrutura totalmente moderna. A área total do Complexo consiste em 10.000 metros quadrados (m2) que equivale a 1 hectare.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.