MEIO AMBIENTE

Parque Dois Irmãos celebra Dia Nacional da Mata Atlântica

Publicado em: 26/05/2023 09:42 | Atualizado em: 26/05/2023 23:42

Responsável pela conservação de fragmento da Mata Atlântica, Parque compartilha conhecimento e cuidado com a natureza (Divulgação)
Responsável pela conservação de fragmento da Mata Atlântica, Parque compartilha conhecimento e cuidado com a natureza (Divulgação)
Neste sábado (27), o Parque Estadual de Dois Irmãos promoverá uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica. Levando conscientização sobre a importância da preservação desse bioma brasileiro, o evento oferecerá diversas atividades para os visitantes. A programação especial será realizada no Parque Estadual de Dois Irmãos, a partir das 10h. Todas as atividades são gratuitas, sendo necessário apenas o pagamento da entrada no parque. As inscrições podem ser feitas no prédio administrativo, localizado no parque.

Durante a programação especial, os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades voltadas para o Dia Nacional da Mata Atlântica. Tais como:

No "Natureza em Cores", poderão pintar diferentes tipos de folhas com giz de cera, proporcionando uma experiência visual única. 

O "Circuito Mata Atlântica" oferecerá uma monitoria pelo parque, permitindo que os participantes conheçam de perto os animais do bioma e realizem a Trilha do Visgueiro para conhecer o habitat dessas espécies em vida livre. 

Para os interessados em testar seus conhecimentos sobre os animais emblemáticos da Mata Atlântica, o "Circuito Eco Fauna" apresentará um tabuleiro gigante com perguntas sobre essas espécies. 

Já a "Trilha Açude do Meio" oferecerá uma oportunidade de explorar as matas ciliares e visitar o viveiro florestal do parque, com circuitos organizados em diferentes horários. 

Além disso, a atividade "Conhecendo a Mata Ciliar" mostrará de maneira prática o poder de filtragem da água pelo solo, especialmente quando associado à vegetação. Os participantes poderão observar garrafas PET com diferentes substratos, evidenciando a qualidade da água em cada vaso. 

Dados
A Mata Atlântica, presente principalmente na região costeira do Brasil, abrange cerca de 1,1 bilhão de km² em 17 estados do país. No entanto, apenas 27% da sua cobertura florestal original ainda está preservada devido ao desmatamento descontrolado. Isso afeta diretamente a fauna e a flora, sendo muitas espécies endêmicas desse ecossistema. 

O Parque Estadual de Dois Irmãos desempenha um papel crucial na preservação desse fragmento da Mata Atlântica. Com uma área de 1.158 hectares, o parque possui uma ampla biodiversidade de animais e plantas, incluindo espécies como bugio-de-mãos-ruivas, anta, onça-pintada, preguiça-de-garganta-marrom, quatis, carcará e gato-do-mato-pequeno.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.