CULTURA

Orquestra Criança Cidadã leva música classica e religiosidade ao Paço do Frevo

Publicado em: 21/05/2023 20:25 | Atualizado em: 21/05/2023 20:59

Concerto Especial da Orquestra Criança Cidadã foi muito aplaudido (Osnaldo Moraes/DP)
Concerto Especial da Orquestra Criança Cidadã foi muito aplaudido (Osnaldo Moraes/DP)
A Orquestra Criança Cidadã (OCC) realizou um Concerto Especial neste domingo, levando música clássica e religiosidade de modo inédito ao Paço do Frevo, no Recife Antigo, Região Centro da Capital. A apresentação marcou o encerramento da 21ª Semana Nacional dos Museus, encantando encantando a platéia de cerca de 150 visitantes e também funcionou como mais uma etapa da preparação para a viagem e a apresentação no evento de Pentecostes, no Portão de Jafa, em Jerusalém, Israel, no próximo domingo. 

Para ao menos dois visitantes do Paço do Frevo o Concerto Especial foi um feliz e satisfatório resultado de uma programação escolhida cuidadosamente. É o caso de Lara Legaspe, 36 anos completados no dia anterior, e seu pequeno filho, Tiê, com seis meses. “Foi um presente”, disse, após contar que reside no litoral de São Paulo mas se encontrava no Recife em viagem, de onde vai para Fernando de Noronha. “Uma amiga me falou da programação e eu vim assistir”, contou, enquanto balançava com o pequeno filho ao som da OCC. 

No palco do Paço do Frevo, a música também é consequência de muita programação e empenho. Para esse primeiro compromisso internacional após a Pandemia de Covid-19 a orquestra vai viajar com 41 integrantes, entre eles 33 adolescentes e jovens músicos, com idades de 14 a 21 anos. É o caso de Letícia dos Santos Silva, 16, que fará sua primeira viagem na vida. “Ansiedade a mil. Uma oportunidade única onde (sou) só gratidão”, disse após a apresentação. “Tem muita emoção em poder andar por onde Jesus andou, pregou”, acrescentou diante de uma mãe emocionada. “O coração fica bem pequeno, mas preciso deixar voar, pois é o resultado de oito anos de muito esforço”, desabafa a mãe, Waleska Maria dos Santos Silva, 37. 

A adolescente música Letícia e sua mãe, Waleska, vivem o resultado de oito ano de esforços (Francisco Silva/DP)
A adolescente música Letícia e sua mãe, Waleska, vivem o resultado de oito ano de esforços (Francisco Silva/DP)
Estudo e disciplina
Segundo o maestro José Renato, para participar das apresentações, incluindo as viagens, adolescentes e jovens que integram a Orquestra Criança Cidadã precisam passar por audições para bancas de professores e maestros, quando são avaliados os desempenhos com os instrumentos. Além disso, avaliação do comportamento com relação ao projeto e comportamento no sentido ético. As viagens e apresentações fora de Pernambuco e do Brasil são consideradas oportunidades maiores de aprimoramento.

“O objetivo da OCC é, através da música, contribuir para a formação da cidadania desses jovens, e, quando um jovem sai de casa e consegue enxergar outras culturas, comparar com a sua própria”, explica o maestro José Renato “A gente acredita que isso é um salto incrível na formação. Pode contribuir para a valorização da própria cultura (em) que ele está já está integrado”, argumenta. 

A Orquestra Criança Cidadã tem outras duas  apresentações foram do Brasil, no 31ª Festival de Verão das Cidades Irmãs de Chengdu, na China, de 2 a 9 de agosto, e na Europa, no Vaticano, no dia 3 de novembro, na Basílica de São Pedro, e, no dia 4 de novembro, na Sala Paulo VI, contando com a presença do papa. Mas a formação de crianças, adolescentes e jovens se traduz em muitas oportunidades para o público pernambucano se deleitar com esse aprimoramento, conforme a agenda da Orquestra Criança Cidadã (clique/toque aqui para conhecer). No dia 6 de junho, por exemplo, a Orquestra Infanto Juvenil vai estar na Igreja Batista da Capunga, na Boa Vista, Região Centro do Recife, primeiro compromisso após o retorno da viagem a Israel.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.