SOLIDARIEDADE

ONG Visão Mundial realiza campanhas de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 23/05/2023 12:01

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Com o tema: “Oxente, Pernambuco! Faça bonito contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, a ONG Visão Mundial em Recife realiza a campanha através da Rede de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente em Pernambuco. A iniciativa tem como foco debater e cobrar a volta do Plano Estadual de Combate à Violência Sexual contra a Criança e Adolescente, buscando fortalecer a proteção a esse público e garantir os seus direitos. A data 18 de maio celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. 
 
A proposta da campanha é orientar e discutir sua temática com as crianças e adolescentes, como também, chamar a atenção do governo estadual, dos governos municipais, Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil. “Além da campanha estadual, em Recife a Visão Mundial está empenhada a trazer esse debate do combate à violência sexual para o campo da educação, com o objetivo de promover o debate e ouvir as crianças e adolescentes sobre esse tema. O que eles entendem? Como se protegerem? E o que precisam para se sentirem protegidos? Acreditamos que a educação é um ambiente fundamental para a promoção desse debate, pois é na escola que as crianças estão, onde desenvolvem o início da sua cidadania e sua consciência de sociedade”, destacou o assessor de Programas da ONG, Bruno Rosas. 
 
A iniciativa estadual junto a Rede de Enfrentamento está desenvolvendo seminários nas cidades do Recife, Vicência, Gravatá, Caruaru, Glória do Goitá e Triunfo, também será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco e um ato público, ambos no dia 18 de maio. Nas comunidades de Passarinho, Nova Descoberta e Guabiraba, comunidades onde a Visão Mundial desenvolve seu trabalho o objetivo é promover as ações para beneficiar 2.904 crianças de dez escolas municipais, já recebendo as atividades três escolas. “O debate está sendo feito através de oficinas lúdicas e rodas de conversa proporciona primeiramente um ambiente de acolhimento, onde todos podem falar, colocarem suas ideias e percepções. As atividades também trazem orientações de como identificar situações de risco, como agir, como funciona a rede de proteção, como fazer a denúncia em caso de violência sexual, o papel da escola na prevenção e combate da violência sexual”, explica Bruno sobre o trabalho nas escolas do Recife que iniciou no dia 12 de maio e segue até o dia 25.
 
“É importante salientar que mesmo com o término das campanhas oficiais o debate contra a violência sexual de crianças e adolescentes é um assunto que trabalhamos durante todo ano, tanto nas escolas, quanto também através da Rede de Enfrentamento que é um espaço onde diversas organizações do Estado de Pernambuco se reúnem para debater e promover ações de prevenção e combate à violência sexual em todo o Estado”, ressalta o assessor de Programas da ONG Visão Mundial. 
 
A ONG Visão Mundial está em atuação no Brasil desde 1975. Na cidade do Recife sua sede fica localizada na Rua da independência, 155 Brejo da Guabiraba. Para conhecer mais sobre o trabalho da ONG e contribuir como voluntário ou através de doações, acesse o site: visaomundial.org.br. 
 
Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.