SERVIÇO

Olinda abre 80 vagas de creche e espaço para atender necessidades especiais

Publicado em: 23/05/2023 12:50 | Atualizado em: 24/05/2023 00:06

Creche Bartolomeu Aroucha ganhou mais 80 vagas com a construção de mais duas salas climatizadas
 (Divulgação/Secom Olinda)
Creche Bartolomeu Aroucha ganhou mais 80 vagas com a construção de mais duas salas climatizadas (Divulgação/Secom Olinda)
A Prefeitura de Olinda disponibilizou mais 80 vagas para as famílias de Jardim Atlântico ao entregar a ampliação da creche Bartolomeu Aroucha, na manhã desta terça-feira (23). E elas vão ganhar mais do que salas de aula novas e climatizadas: as 25 crianças com necessidades especiais têm uma sala de recursos multifuncionais, com uma professora exclusiva nos dois períodos: manhã e tarde. A escola vai oferecer aulas de natação para os alunos e hidroginástica para as mães a partir da próxima semana, fruto de uma parceria das secretarias de Educação e Esportes.
 
As duas salas inauguradas são climatizadas e atendem crianças da creche (dois a cinco anos) e pré-escola (quatro e cinco anos). A sala de recursos multifuncionais está apta a receber as 25 crianças com TEA, Síndrome de Down, paralisia cerebral e déficit intelectual. A professora responsável, Cenilda Novaes, enfatizou que o local é a garantia do direito que as crianças têm. "É um imenso prazer estar aqui. A gente quebra barreiras para elas se desenvolverem plenamente". 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, ressaltou que a entrega de mais vagas de creche é resultado de uma gestão que está nas ruas ouvindo as demandas da população. "Estamos diariamente nas ruas para ouvir os anseios das pessoas. Pensando na demanda, que é muito grande, fizemos esse trabalho aqui. Foi todo um planejamento para que isso pudesse estar acontecendo hoje. Queria dizer às mães que é fruto do trabalho de muitas pessoas", disse.

A secretária de Educação, Edilene Soares, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e lembrou que colocar as políticas públicas em prática é um grande desafio, mas a pasta está fazendo todos os esforços para ampliar o atendimento não só em quantidade, mas também em qualidade, destacando o espaço exclusivo para as crianças com necessidades especiais. "Nosso objetivo é que os filhos dessa cidade sejam muito bem cuidados", pontuou.

E esse cuidado foi apontado por Marcela Lopes, mãe de uma das crianças da Bartolomeu Aroucha. Ela agradeceu pelas novas salas e o empenho dos professores e funcionários. "Vocês não têm ideia do que é estar aqui hoje inaugurando esse local, significa muito para as famílias. A gente se sente seguro em trazer nossos filhos para cá". Girlaine, que pediu a palavra ao final do evento de inauguração, e tem um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA), quase não conseguiu falar de tanta emoção. "Não é só uma sala bonitinha, é um lugar que vai acolher e ajudar o desenvolvimento dos nossos filhos", disse, em lágrimas.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.