SERVIÇO

Olinda promove ação de cidadania para a população

Publicado em: 26/05/2023 17:14

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Encerrando o mês das Mães, a Prefeitura de Olinda promove, neste sábado (27), a ação social com as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. O evento, coordenado pela Secretaria de Governo e da Fazenda do município, está marcado para acontecer em dois endereços: na Escola Municipal CAIC Professora Norma Coelho, em Peixinhos, e na Vila Olímpica, de Rio Doce. Será iniciado às 8h e segue até às 13h, com diversos serviços de cidadania, saúde, esporte e lazer. 
 
Em Peixinhos, a Secretaria de Segurança Cidadã vai viabilizar a emissão da carteira de identidade, CPF, além de segunda via dos registros de nascimento, casamento e óbito.
 
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos garantirá a emissão dos seguintes documentos: Vem Acesso Livre - que garante à pessoa com deficiência a gratuidade no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife; Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e cadastro no CADÚNICO. Além disso, as mulheres podem ser atendidas pelo serviço assistencial do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (CEAM).

Através da Secretaria de Mobilidade Urbana também será emitido o cartão de vagas de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações de Trânsito, relacionadas a ação do Maio Amarelo. 
 
Com a Secretaria de Saúde, as participantes  terão acesso às vacinas contra Influenza e Covid-19, serviços de teste rápido de Hepatite B e HIV/Sífilis além de atendimentos em clínica médica, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional. A ação conta, ainda, com os serviços itinerantes do Mamóvel e Odontomóvel, além do Castramóvel.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia estará presente com serviços da Sala do Empreendedor, consultas de débitos e declarações para pessoa jurídica, orientação sobre faturamento e compras e vendas e formalização do MEI. Além disso, o público vai poder utilizar dos serviços do Procon, como condutas de débitos e negociações de dívidas ativas.
 
Além dos serviços, as munícipes poderão conferir uma programação cultural com grupos de maracatu e de samba. 
 
Já em Rio Doce, a Secretaria de Esportes dará aula de dança e defesa pessoal, aulão de exercícios,  funcionais e crosstraining, alongamentos, mostras com terapias holísticas e avaliação cardiorrespiratórias.
 
No local haverá ainda a prestação de serviços de saúde com vacinas (Influenza e Covid) e teste rápido (Hepatite B e HIV/Sífilis), além de uma programação cultural e de diversão para o público feminino. Haverá ainda palestras de enfermagem sobre o planejamento de saúde, entre outras.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.