CHUVAS

Olinda inicia intervenções para instalar geomanta em Águas Compridas

Publicado em: 26/05/2023 13:29

 (Foto: Divulgação/Alice Mafra/ Secom Olinda)
Foto: Divulgação/Alice Mafra/ Secom Olinda
A Primeira Travessa da Rua Seis de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, recebeu as primeiras intervenções para aplicação da geomanta, tecnologia viabilizada pela Prefeitura de Olinda que vai proteger 94 pontos de risco da cidade dos efeitos da chuva. Uma equipe da empresa responsável iniciou o trabalho de limpeza no talude, que consiste na retirada de toda vegetação.

Esse trabalho é a primeira etapa. Em seguida, talude é nivelado através de corte. A terceira e última é a instalação da proteção. Primeiro são abertas valas nas extremidades do perímetro a ser coberto para delimitar o espaço. O manto chega enrolado em bobinas, cada uma com capacidade para 100 metros quadrados de revestimento. Ela é cortada e levada para a encosta.

A geomanta é composta por uma face PVC, que fica em contato com a barreira e outra de poliéster. O manto é firmado primeiro com grampos de aço de 60 cm de comprimento em formato de arco. A face de poliéster, que fica para cima, recebe um jato de água, areia, cimento e aditivo para aderir ao solo, formando uma camada de dois centímetros.

Com a proteção instalada, a população também vai ter que fazer sua parte. Como há uma camada de concreto não se deve caminhar nem colocar qualquer tipo de peso em cima da geomanta. "Se houver algum peso em cima da tela de concreto pode ceder", explicou o engenheiro responsável pelos trabalhos, Lucas Cisneiros.

A geomanta foi viabilizada através de um convênio com o Governo de Pernambuco no valor de R$ 13 milhões e vai proteger 94 pontos de risco em Olinda, mapeados pela Defesa Civil. Ela integra um pacote de intervenções da Operação Inverno 2023, que também inclui serviços de limpeza e drenagem de canais, canaletas e galerias; instalação e substituição de lonas plásticas, corte de vegetação e vistorias.

Tags: Olinda | barreiras | chuvas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.