OLINDA

Obras do Canal do Fragoso passam por mais um teste de chuvas fortes

Publicado em: 24/05/2023 16:19

 (foto: Divulgação )
foto: Divulgação
As intervenções de limpeza e de alargamento do Canal do Fragoso, em Olinda, passaram por mais um teste, nesta quarta-feira (24). A continuidade dos trabalhos de limpeza aliados ao alargamento do canal, começam a mudar o perfil desta região conhecida como ponto crítico de alagamentos durante chuvas fortes, como as que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) nesta manhã.

Quem passou pelo local na manhã desta quarta-feira pode conferir que não houve transbordamento da calha nos trechos limpos e alargados da obra e nem mesmo naqueles onde ainda é necessário a continuidade dos trabalhos.

É válido salientar que as chuvas intensas ocorreram durante um período de maré alta, o que aumenta a probabilidade de enchentes na região. Os alagamentos que foram registrados na localidade aconteceram em ruas próximas ao canal, mas devido a um outro problema que é comum nas vias da RMR e são relativos à drenagem.

No início de abril, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) deu início à limpeza do Canal do Fragoso, numa ação preventiva que visava o resultado alcançado nesta quarta-feira: evitar inundações. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, lembra que ações de desobstrução do Fragoso são necessárias para que, durante as chuvas de inverno, seja possível manter um melhor desempenho das obras de alargamento e revestimento do canal. “A retirada de detritos dá maior fluidez ao percurso das águas e garante maior segurança no período de chuvas”, diz. 

HISTÓRICO

Atualmente, o governo do Estado realiza as obras para o alargamento, revestimento  e desobstrução do canal, dentro das intervenções urbanísticas na Via Metropolitana Norte, obra que se arrasta há dez anos e que envolve a construção das vias de acesso ligando a PE-15 à ponte do Janga.

No início de maio, o governo deu início aos trabalhos de desapropriação de casas localizadas em áreas de risco. A retirada das famílias faz parte do processo de execução da penúltima fase da Via Metropolitana Norte. A Cehab trabalha em conjunto com as empresas responsáveis pelas obras para fornecer apoio logístico na mudança das pessoas.

A remoção dos imóveis é uma das pendências para o andamento da obra, e todas as famílias já foram abordadas, tanto pelo pessoal responsável pelo trabalho social da Cehab, quanto pelos assistentes das empresas encarregadas da obra do Fragoso. Essa ação busca garantir a segurança e o bem-estar das famílias envolvidas, oferecendo-lhes uma nova perspectiva em locais mais seguros e apropriados para moradia.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.