IGREJA

Obra de Maria celebra 33 anos organizando eventos internacionais

Publicado em: 27/05/2023 08:13

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Começa neste sábado a grande jornada de eventos internacionais organizados pela Comunidade Católica Obra de Maria. O marco inicial é o 11º Congresso Internacional de Pentecostes, que acontece neste sábado e domingo, que abre a programação de tradicionais celebrações católicas, que inclui missas, procissões e shows. A comunidade também está organizando a Jornada Mundial da Juventude, em agosto, a formação Charis, em novembro, e o 1o. Congresso Internacional Mariano, em outubro.
 
Durante os 33 anos de existência, a Comunidade Católica Obra de Maria esteve presente na organização de eventos e peregrinações com o intuito de proporcionar aos fiéis a oportunidade de se reconectarem com a fé. Este ano, o objetivo da comunidade é ampliar os eventos mundiais para disseminar os ensinamentos do Maria e aumentar a evangelização. 
 
PENTECOSTES
 
Os padres Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo, junto ao Frei Gilson, Irmã Briege Mckenna, Ironi Spuldaro, Dunga e Prado Flores são atrações do 11º Congresso Internacional de Pentecostes, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, na Terra Santa. Com transmissão ao vivo para 27 países, com tradução em português, inglês, espanhol, italiano e francês, cerca de três mil pessoas são esperadas para a celebração de Pentecostes.
 
A programação inclui procissão luminosa de Pentecostes, homenagem ao Padre Jonas Abib, conferências com convidados e acolhidas aos peregrinos. As peregrinações foram organizadas pela agência de turismo parceira da Obra de Maria, a Rainha das Peregrinações. 
 
JORNADA DA JUVENTUDE
 
Este ano, a XXXVII Jornada Mundial da Juventude espera receber cerca de três milhões de pessoas, de todas as nações, reunidas pela primeira vez em Lisboa, em Portugal. Com a presença do Papa Francisco, o evento acontece entre os dias 1 e 6 de agosto, que será aberto para todas as pessoas como uma forma de integração com a fé, mas com os jovens como protagonistas dessa promoção de paz, união e fraternidade entre os povos.
 
O lema escolhido pelo Papa, em carta exibida no Brasil portal oficial do Vaticano, é uma citação do Evangelho de São Lucas, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), que aborda a chegada da mãe de Jesus na casa de sua prima Isabel, logo após o anúncio de que ela seria a mãe do Salvador, em um convite para reflexão e meditação acerca da cena bíblica.
 
A programação inclui integração entre os jovens, shows culturais, momentos de orações, peregrinações, vigílias e Via-Sacra. Todas as emissoras do mundo estarão com as atenções voltadas para a Jornada Mundial da Juventude, com destaque para a celebração principal da missa com o Papa Francisco, ápice do evento. As inscrições individuais ou em grupo são realizadas através da plataforma oficial do evento, com instruções disponíveis em cinco idiomas (português, inglês, italiano, francês e espanhol).
 
CHARIS
 
Com capacidade para oito mil pessoas, o auditório Paulo VI, em Roma, recebe a formação Charis, com o tema “Chamados, Transformados e Enviados”, entre os dias 2 e 4 de novembro de 2023. Serão 127 representantes de países da Europa, Brasil e África, com apresentações e pregações transmitidas por canais de televisão da Itália, canal da Canção Nova e pelo canal oficial do Charis Internacional.
 
A programação abrange workshops com temas voltados para a espiritualidade carismática da igreja católica, como O batismo no Espírito Santo,  comunidades em ação, carismas,  a criatividade do espírito e muito mais.
 
Representando o Brasil, a Orquestra Criança Cidadã fará uma apresentação para o Papa Francisco. Essa não será a primeira vez que a orquestra se apresenta para o Santo Padre. Em 2014, os músicos estiveram presentes na Sala Paulo VI, na Cidade do Vaticano, durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, onde entoaram clássicos como Jesus alegria dos homens, de Johann Sebastian Bach e I know that my redeemer lives, de Georg Friedrich Händel.
 
A presença do Brasil nesse evento tem relevância uma vez que foi o brasileiro Gilberto Barbosa, fundador da comunidade Obra de Maria, o Presidente desses organismos ao longo de sete anos. A cofundadora da comunidade, Maria Salomé, também está confirmada no evento como uma das pregadoras.
 
O CHARIS será realizado em italiano, inglês, francês, espanhol e português e a inscrição pode ser feita no site oficial do evento (formation.charis.international).
 
CONGRESSO INTERNACIONAL MARIANO
 
A reunião de mais de 2.500 pessoas marca a programação do Congresso Internacional Mariano em 2023, nos dias 28 e 29 de outubro, no centro pastoral Paulo VI, em Fátima. Os padres Fábio de Melo, Roger Luís Márcio Mendes e Edimilson (Canção Nova) tem presença confirmada, junto ao missionário brasileiro Ironi Spuldaro, Irmã Kelly Patrícia e Kátia Roldi, além de Maria Salomé, cofundadora da Comunidade Católica Obra de Maria.
 
O grande evento será transmitido para os canais de televisão católicos. A Canção Nova será responsável por trazer a emoção do congresso para as casas brasileiras e os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento em Portugal ou através da Comunidade Obra de Maria na cidade do Recife, em Pernambuco, ou na Comunidade Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista, em São Paulo.
 
O Santuário Mariano de Fátima é considerado o mais visitado do mundo pelos brasileiros, trazendo a fé na figura feminina católica de Nossa Senhora de Fátima  como um ponto de direcionamento para milhares de fieis. No Brasil, a Comunidade Obra de Maria também tem em seu dia a dia os ensinamentos marianos e, através da organização de eventos e peregrinações, contribui para que as visitas sejam mais frequentes.
 
A Comunidade tem sede em Recife, Pernambuco, mas está presente em 44 países do mundo, com missionários evangelizando e organizando obras sociais. Ao participar ativamente da organização dos eventos citados, a comunidade promove a expansão da fé fora das fronteiras e permite que mais pessoas em situação de vulnerabilidade social possam receber a assistência necessária.
 
Serviço: Informações sobre peregrinações ligar para o número 81-3048.8050!

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.