MULHER

Novo Centro de Referência da Mulher foi inaugurado em Caruaru

Publicado em: 19/05/2023 10:39

Com localização estratégica, o novo equipamento fecha um complexo de proteção à mulher, próximo a Delegacia da Mulher e a Vara de Violência Doméstica e Familiar (Divulgação)
Com localização estratégica, o novo equipamento fecha um complexo de proteção à mulher, próximo a Delegacia da Mulher e a Vara de Violência Doméstica e Familiar (Divulgação)
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), inaugurou, na quarta-feira (17), as novas instalações do Centro de Referência da Mulher (CRM), que foi batizado com o nome da pedagoga feminista Maria Neuma da Silva Lira. O evento contou as presenças do prefeito Rodrigo Pinheiro, do presidente da Câmara, Bruno Lambreta, da delegada da Mulher, Sara Gouveia, entre muitas outras autoridades de Caruaru e de outros municípios, além de familiares da homenageada.

O local, estrategicamente escolhido pela prefeitura de Caruaru, juntamente com a secretária de Políticas para a Mulher, Luana Marabuco, fica na avenida Portugal. A mudança contempla toda a rede de enfrentamento a violência contra a mulher, já que fica próximo a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e também a Vara de Violência Doméstica e Familiar. O objetivo da escolha da localização é levar mais segurança e acolhimento às mulheres vítimas de violência do município de Caruaru.

A inauguração foi abrilhantada pelo trio pé de serra As Fulô, formado por mulheres, e contou com a participação das alunas dos cursos de Sanfona, Triângulo e Zabumba, oferecidos pela Prefeitura, por meio da SPM.

“Esse é um grande momento: trazer o Centro de Referência da Mulher para um complexo de proteção, ao lado da Delegacia da Mulher e da Vara de violência Doméstica e Familiar, para trazer mais segurança para as mulheres e para a equipe que presta esse grande serviço”, afirmou a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco. “A gente lida com a vida e com a morte. A rede de enfrentamento em Caruaru é efetiva e funciona. Não é fácil falar de uma política que sofre tanto preconceito e tanta discriminação”, completou, emocionada.

Andréa Ribeiro, filha da homenageada, foi convidada a falar um pouco sobre sua mãe. “Maria Neuma foi uma mulher que sempre lutou pelos direitos, desde muito jovem. Era aquela pessoa que estava sempre com o olhar voltado para o social, para o acolhimento, para o aconchego e para os mais vulneráveis. Essa foi a sua vida, independente de qualquer função pública que tenha ocupado”, relembrou Andrea. “Gostaria de agradecer ao prefeito Rodrigo Pinheiro, pelo excelente equipamento e pelas políticas que vem desenvolvendo para as mulheres de Caruaru”.

Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, a localização foi o principal motivo da escolha da nova casa do CRM e que essa estratégia só tem a agregar a rede de enfrentamento. “Neste ano de 2023, nos primeiros quatro meses, já foram feitos mais de 1.500 atendimentos. Há a importância de ter todo esse arcabouço de políticas de prevenção e de ações imediatas, porque sabemos que a urgência no serviço público é constante e mais ainda quando falamos de  violência contra a mulher, então temos que agir rápido”.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.