INDONÉSIA

Nova erupção espetacular do vulcão indonésio Merapi

Publicado em: 23/05/2023 10:24

 (Foto: DEVI RAHMAN / AFP)
Foto: DEVI RAHMAN / AFP
O Monte Merapi, na Indonésia, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção nesta terça-feira (23), expelindo lava derretida e cinzas em um raio de dois quilômetros — informaram as autoridades locais.

As fotos publicadas pelo Observatório do Vulcão Merapi, órgão público, mostram um fluxo impressionante de lava incandescente escorrendo de sua cratera.

“A atividade do Merapi se intensificou um pouco nos últimos dias (...) mas esse aumento de atividade é comum" no vulcão, explicou Agus Budi Santoso, diretor de outra agência governamental encarregada de monitorar o vulcão, BPPTKG.

"Coincidentemente, o tempo estava claro, e a população pôde ver a corrente de lava", acrescentou Santoso.

O Merapi, situado a 28 quilômetros ao norte da capital provincial Yogyakarta, na ilha de Java, está sendo monitorado de perto.

Nesta terça, o vulcão expeliu materiais vulcânicos, incluindo lava, a uma distância de cerca de dois quilômetros —  dentro do perímetro de segurança de 7 quilômetros em torno do monte estabelecido em 2022 pelas autoridades.

Por conta da crescente atividade vulcânica, o Merapi — que entrou em erupção em meados de março — está no segundo nível de alerta mais alto desde 2020.

A última grande erupção deste vulcão, em 2010, deixou mais de 300 mortos e provocou a retirada de 280.000 pessoas. 

Foi o episódio mais violento desde a erupção de 1930, que deixou cerca de 1.300 vítimas. Uma outra erupção em 1994 matou cerca de 60 pessoas.

Existem cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia, um arquipélago com mais de 17.000 ilhas, ou ilhotas, localizadas no "anel de fogo" do Pacífico.
Tags: erupcao | Indonesia | vulcao |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.