SAÚDE

Noronha realiza mais um Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil

Publicado em: 22/05/2023 17:55

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Na próxima quarta-feira (24), acontecerá o XXII Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil de Fernando de Noronha. O evento, promovido pela Administração da ilha, por meio da Superintendência de Saúde, é aberto para técnicos da rede intersetorial e para toda a comunidade. 

"A programação conta com um debate técnico sobre campanhas temáticas e com apresentação cultural, que abordará o tema do preconceito em torno da saúde mental", afirmou Isabel Sobral, superintendente de Saúde do arquipélago.

Para a administradora Thallyta Figuerôa, "a décima segunda edição do Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil de Fernando de Noronha é  um espaço importante de discussão e articulação intersetorial para a construção de propostas sobre o adoecimento mental das crianças e adolescentes, bem como para pensar estratégias para a prevenção".

Este ano, o Fórum traz como palestrante o psicólogo Hugo Monteiro, autor do livro "Geração do Quarto: quando as crianças e adolescentes nos ensinam a amar". Hugo Monteiro é professor do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenador do Núcleo do Cuidado Humano e do Grupo de Estudos de Transdisciplinaridade da Infância e da Juventude (Getij/UFRPE). 

O psicólogo é especializado na área da saúde mental e emocional de crianças, adolescentes e jovens. Seu livro, resultado de uma pesquisa com milhares de jovens brasileiros (com idade entre 11 e 18 anos), em várias capitais do país, aponta para um quadro preocupante de intenso sofrimento dos jovens diante da realidade brasileira, das novas formas de socialização e das dores de crescimento em sociedade.

No livro, o autor revela um grupo de meninas e meninos frágeis emocionalmente, que demonstram sérios problemas de convivência, passando mais de seis horas por dia isolados dentro de seus quartos, o que demonstra profundo sofrimento psíquico, com quase nenhum diálogo com as pessoas que moram na mesma casa, bem como muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de violência contra si mesmo ou contra o outro muito intenso. 

"O meu livro trata sobre uma temática importantíssima, que é a saúde mental de crianças e adolescentes, de 11 a 18 anos, que vivem experiências muito desafiadoras no campo emocional. Então, eu convido pai, mãe, professor, professora, cuidador, cuidadora, terapeuta, psicoterapeuta e demais interessados e interessadas em estarem comigo neste encontro em Fernando de Noronha", disse o psicólogo Hugo Monteiro.

O XXII Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil de Fernando de Noronha acontecerá no auditório da Escola Erem Arquipélago Fernando de Noronha, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do cadastro disponível no link: https://www.noronha.pe.gov.br/saude/xii-forum-de-saude-mental-infanto-juvenil/

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.