AUSTRÁLIA

Na Austrália, idosa de 95 anos atacada com arma de choque luta pela vida

Publicado em: 19/05/2023 21:06

 (Foto: Andrew Thaler)
Foto: Andrew Thaler
A australiana Clare Nowland criou oito filhos, que lhe deram 60 netos e bisnetos. "Ela deu muito de sua vida para servir a ajudar a nossa comunidade. Devemos a ela por esse serviço", desabafou ao Correio Andrew Thaler, voluntário na comunidade de Cooma, no estado de Nova Gales do Sul e amigo da família da idosa de 95 anos. Às 4h da madrugada da última quarta-feira, 17/5 (15h de terça-feira em Brasília), Clare entrou em coma, depois de ser atingida por uma Taser — pistola de choque —, disparada por um policial. "Clare está em cuidados paliativos, e sua perspectiva não é boa. Ela tem uma grave hemorragia cerebral. Os médicos me contaram que ela teve fratura no crânio, provocada pela queda, quando foi eletrocutada", contou Thaler, 50. Tudo aconteceu na Casa de Repouso Yallambe, onde a idosa viveu por cinco anos, em Cooma.

"Recentemente, Clare desenvolveu demência. Nós soubemos que ela foi encontrada em um outro quarto da casa, por volta das 4h, e foi confrontada pelos funcionários do estabelecimento", relatou Thaler. "Clare não pode caminhar sem a ajuda de um andador ou de bengalas e, supostamente, ela segurava uma faca", acrescentou. Segundo o amigo da família da idosa, os empregados da Casa de Repouso Yallambe decidiram chamar a polícia. "Os agentes ordenaram-lhe que soltasse a faca, e ela não o fez. Provavelmente, Clare estava confusa e desorientada, certamente porque tudo ocorreu no meio da madrugada. A polícia alega que Clare moveu-se em direção a eles, lentamente, com o andador. Então, os policiais dispararam a arma de choque e ela caiu", disse Thaler.

A família da idosa decidiu que entrará com um processo contra a polícia de Cooma. Thaler afirmou que toda a Austrália compartilha de sua opinião sobre o caso. "Estou indignado que os policiais tenham decidido fazer isso. É uma violação estrita da lei, das regras da polícia e do senso comum utilizar uma Taser em qualquer pessoa idosa, vulnerável ou deficiente. Todos fazem a mesma pergunta: 'Como isso pôde acontecer?'", comentou Thaler. Segundo ele, a idosa é muito conhecida na comunidade de Cooma. "Ela era uma senhora forte, fiel e frequentadora assídua da igreja. Por muito tempo gerenciou a loja de caridade St. Vincent DePaul. Durante um longo período, ela comemorou os 80 anos saltando de paraquedas e voltou a fazê-lo no aniversário de 85."
Tags: mundo | austrália |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.