ENTREVISTA

Múcio defende ESA em Pernambuco: 'Seremos referência'

Publicado em: 20/05/2023 09:00 | Atualizado em: 21/05/2023 07:57

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Elencado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para assumir o comando do Ministério da Defesa, o pernambucano José Múcio Monteiro Filho voltou a compor a cúpula do governo federal pelas boas relações que manteve com os chefes das Forças Armadas no período em que atuou como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Político com habilidade de articular e destravar pautas sensíveis no Congresso Nacional, Múcio carrega na bagagem a experiência do cargo de ministro das Relações Institucionais. Engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco, foi deputado federal por cinco mandatos e prefeito de Rio Formoso, na Mata Sul.

Em entrevista ao colunista Edmar Lyra, do Diario de Pernambuco, o ministro defendeu a implantação da Escola de Sargentos e Armas no estado, com investimentos de R$ 1,8 bilhão, e detalhou as principais ações da Defesa nos primeiros meses do novo governo. 

Início da gestão
“O nosso primeiro trabalho foi no investimento das relações das Forças Armadas com o governo, pois havia falta de um diálogo mais estreito, existia o sentimento de politização. Essa foi a tarefa que o presidente me deu ao me convidar. Jamais imaginei ser ministro da Defesa - o meu perfil não é este. Mas como o presidente precisava que se estreitassem os laços do Executivo com as Forças Armadas, então esse foi o papel que eu vim cumprir e tem funcionado bem.”

Escola de Sargentos
“Essa é uma obra muito grande para Pernambuco, um marco. Vamos ter uma geração de empregos enorme, cerca de oito a 10 mil na região de Paudalho e Abreu e Lima. Foi feito um estudo no qual havia três estados vocacionados para receber o projeto, e o Exército responsavelmente pensou no fluxo de nordestinos que vão para o Sul, então resolveu fazer o investimento em Pernambuco. Estamos na fase de elaboração de projetos, mas adianto que será como a Escola das Agulhas Negras, uma referência.”

Parcerias
“Estamos conversando com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Ela criou um grupo de trabalho, até porque esse será um projeto feito há muitas mãos. Essa obra não ficará pronta neste governo, mas por ser muito grande, precisa que todos deem as mãos. Estou esperando um posicionamento do governo do estado para fazer uma reunião com a Assembleia Legislativa e apresentar o planejamento. E também vou ao Ministério Público. É um projeto para os pernambucanos e que não podemos partidarizar. É uma obra importantíssima e, como pernambucano, aqui estou zelando muito para que não tenha nada contrário.”

Raquel Lyra
“Como pernambucano, já me comprometi com a governadora e disse que, para o que ela precisar, eu estou disponível para ajudar. Falando com o presidente, com outro ministro ou presidentes dos bancos… Eu me disponho verdadeiramente a ajudar. Quero ver Pernambuco no lugar que merece, no qual os pernambucanos merecem.”

Política
“Não sou filiado a partido e não tenho mais projetos políticos. Meu papel é ajudar Pernambuco a ser um estado mais feliz, gerando mais empregos.”

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.