SAÚDE

Marinha do Brasil oferece atendimento médico gratuito em Noronha

Publicado em: 25/05/2023 12:00

O evento segue até sábado (27), oferecendo diversos atendimentos médicos gratuitos para a população (Foto: Divulgação)
O evento segue até sábado (27), oferecendo diversos atendimentos médicos gratuitos para a população (Foto: Divulgação)
Com o apoio da Administração de Fernando de Noronha, a Marinha do Brasil deu início, nesta quinta-feira (25), a mais uma Ação Cívico-Social (ACiSo). O evento segue até sábado (27), oferecendo diversos atendimentos médicos gratuitos para a população.

Os atendimentos estão ocorrendo na Unidade Básica de Saúde da Família – (USF - Dois Irmãos) e no Hospital São Lucas, das 8h às 17h, nas especialidades de clínica médica, odontológica, otorrinolaringologia, ginecologia, traumatologia-ortopedia, cardiologia e cirurgia geral, bem como exames complementares, a exemplo de eletrocardiograma, ecocardiograma, videolaringoscopia e testes laboratoriais.

Os noronhenses vão poder fazer ainda radiografia simples, citologia oncótica (para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero), testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis, Covid e exames laboratoriais, como hemograma, bioquímica, coagulograma, imunologia, urinálises e parasitologia.

O evento conta com a participação de militares do Comando do 3º Distrito Naval, incluindo o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, que realiza o apoio logístico para o transporte de material e pessoal. Durante a AciSo, os participantes vão poder assistir a palestras sobre as atividades desenvolvidas pela Marinha.

Para Thallyta Figuerôa, administradora de Fernando de Noronha, essa é uma oportunidade da população receber atendimentos médicos especializados. “Poder ofertar algo assim para os noronhenses é muito gratificante. As pessoas têm à disposição a chance de verificar como está a própria saúde, recebendo orientações profissionais capacitadas, sempre com o objetivo de bem-estar do morador. Ou seja, a Ação Cívico-Social é um ganho importante para toda a população. A parceria com a Marinha é extremamente positiva”, diz a gestora.

A Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (Erem Arquipélago) e o Projeto Tamar também participam da ação, com uma programação educativa e esportiva, oferecendo palestras, atividades físicas e recreativas e o projeto “Capitania Itinerante”, que tem como propósito ampliar a oferta de serviços às comunidades marítimas localizadas em regiões mais afastadas das sedes das Capitanias dos Portos.

“A Marinha, ao fazer parte da sociedade, desenvolve ações sociais que viabilizam o acesso a serviços básicos por intermédio das ACiSo, adicionalmente à missão que está prevista na Constituição”, explica o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Alexander Reis Leite. 

Programação: 

Evento: Atendimentos médico e odontológico 
Locais: Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha e Hospital São Lucas 
Data: 25 a 27 de maio 
Horário: Das 8h às 17h 
Entrada: Gratuita 

Evento: Capitania Itinerante e programação educativa e esportiva 
Locais: Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha e Projeto TAMAR 
Data: 25 a 27 de maio 
Horário: Das 8h30 às 18h 
Entrada: Gratuita

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.