NEGÓCIOS

Marco fiscal é 'complexo e sem fontes de financiamento', diz IFI

O Instituto Fiscal Independente, órgão ligado ao Senado, acredita que tais características aumentam o risco de descumprimento da regra

Publicado em: 26/05/2023 16:18 | Atualizado em: 26/05/2023 16:27

 (Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
)
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
A complexidade e a dependência de fontes de financiamento, ainda não apresentadas, aumentam os riscos de descumprimento das regras. Essa é uma das principais conclusões da análise sobre o novo marco fiscal, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados, feita pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal.

As projeções da IFI apontam ainda que o governo federal terá um deficit primário (saldo negativo entre receitas e despesas, sem contar o pagamento de juros) de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2024. “Esse cenário mostra que é necessário um esforço adicional de pelo menos 0,8 ponto percentual do PIB para que a meta de resultado primário seja cumprida no próximo ano”, diz a IFI, no Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), divulgado na noite de quinta (25/5).
 
Confira mais informações em metropoles.com, parceiro do Diario de Pernambuco. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.