CASO MADELEINE

Madeleine McCann: polícia encerra buscas após coleta de "material"

Publicado em: 26/05/2023 12:17 | Atualizado em: 26/05/2023 12:23

 (Foto: FILIPE AMORIM / AFP)
Foto: FILIPE AMORIM / AFP
As autoridades portuguesas e alemãs encerraram, na noite de quinta-feira (25), a operação conjunta para encontrar vestígios que revelem novas informações para o caso Madeleine McCann. A ação ocorreu na região da Barragem do Arade, em Algarve, no sul de Portugal, região em que a menina estava com a família quando desapareceu, em 2007, aos 3 anos.

As buscas foram iniciadas na terça-feira (23) após um pedido da polícia alemã. De acordo com a Polícia Judiciária de Portugal, a operação resultou na "coleta de algum material" que será enviado para as autoridades alemãs e submetido à perícia. A corporação não informou se o material é relevante para o caso.

A Barragem do Arade fica a 50km do apartamento em que Madeleine desapareceu, quando foi deixada dormindo no apartamento de férias da família com os irmãos enquanto os pais jantavam com amigos em um restaurante perto do hotel. A represa já havia sido alvo de buscas em 2008, mas, à época, os mergulhadores só encontraram restos de animais e nenhuma evidência da garota.

O local foi revisitado após a polícia alemã apontou o alemão Christian Brueckner como suspeito do crime, em 2020, após constatar que ele morava na região, tem antecedentes criminais de abuso sexual de crianças e estava na Praia da Luz, próximo à barragem, quando Maddie desapareceu.

O homem está preso na Alemanha por um crime sexual cometido contra uma mulher de 72 anos cometido em Portugal. Questionado pela polícia sobre Madeleine, Brueckner negou envolvimento com o crime.

O jornal britânico Daily Mail informou que a polícia iniciou a nova operação de buscas após receber um novo relato, de um ex-amigo de Brueckner, que contou que o suspeito teve uma câmera de vídeo e uma arma roubados do apartamento dele após ser preso pelo crime contra a idosa.

A informação já havia sido revelada pelos próprios ladrões, ouvidos pela polícia, que confirmaram que encontraram na filmadora cenas de ataques sexuais e, por isso, resolveram descartar o objeto.

"Depois de encontrar a câmera de vídeo, eles entraram em pânico, fugiram e depois jogaram os dois itens no lago. Seyferth disse aos investigadores que o material na fita de vídeo era maligno e que, se isso fosse encontrado, seria vital para uma acusação contra Brueckner", declarou uma fonte ao Daily Mail.

A esperança da polícia é encontrar, no equipamento, imagens de Madeleine, mas também de outras duas pessoas que teriam sido abusadas pelo homem. A principal linha de investigação é de que a menina foi assassinada, hipótese acatada pela polícia portuguesa. O corpo da menina nunca foi encontrado.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.