CÚPULA DO G7

Lula trata de "plano de paz" em encontro com secretário-geral da ONU

Publicado em: 21/05/2023 15:38

Lula reforçou o fato de que o conflito na Ucrânia não está sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU e voltou a falar sobre a necessidade de reforma do órgão (Crédito: Ricardo Stuckert/ PR)
Lula reforçou o fato de que o conflito na Ucrânia não está sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU e voltou a falar sobre a necessidade de reforma do órgão (Crédito: Ricardo Stuckert/ PR)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu neste domingo (21/5) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O encontro ocorreu em Hiroshima, no Japão, no âmbito da cúpula estendida do G7. Na conversa, que durou cerca de meia hora, os dois falaram sobre as possibilidades de um “plano de paz” para a guerra da Ucrânia.

Lula reforçou o fato de que o conflito não está sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU e voltou a falar sobre a necessidade de reforma do órgão. O Brasil busca por uma cadeira permanente no Conselho, que tem o poder de tomar importantes decisões internacionais. O grupo reúne hoje apenas Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

Meio ambiente também foi pauta no encontro. Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no Pará, daqui a três meses. Guterres falou que vai apoiar a iniciativa brasileira de criação de um grupo de cooperação formado por nações amazônicas, Indonésia e República Democrática do Congo, países que têm grandes florestas.

Os líderes também abordaram a necessidade de uma reforma do sistema financeiro internacional, tanto para prevenir futuras crises sistêmicas quanto para ajudar nações em desenvolvimento. Lula apresentou também ao secretário-geral o desejo de incluir o português como um dos idiomas de trabalho da ONU. Atualmente, fazem parte o inglês, francês, mandarim, espanhol, árabe e russo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.