CÚPULA DO G7

Lula encerra primeiro dia do G7 em encontro com chanceler alemão

Publicado em: 20/05/2023 16:43

 (Foto: Ricardo Stuckert/ PR)
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concluiu o primeiro dia de compromissos da cúpula do G7, neste sábado (20/5), em encontro bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Dentre os pontos debatidos estiveram a “reconstituição da paz na Ucrânia” e a agenda ambiental.

“Um prazer reencontrar no G7 o amigo Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha. Já estivemos juntos este ano no Brasil, e agora, no Japão, reafirmamos a retomada das boas relações entre nossos países, com diálogo e cooperação”, escreveu Lula, em publicação no Twitter.

Esse é o segundo encontro dos líderes, em janeiro deste ano Scholz visitou Lula em Brasília e os dois trataram de temas como meio ambiente, democracia, acordo entre Mercosul e União Europeia, além da guerra entre Rússia e Ucrânia. Na última reunião, Lula havia dito que o Brasil não tinha interesse em enviar ajuda militar para o conflito.

Além de Scholz, o chefe do Executivo esteve hoje com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky convidou Lula para uma reunião bilateral com o objetivo de convencer o brasileiro a aderir ao discurso dos Estados Unidos e do bloco europeu na oposição à guerra. No entanto, o encontro ainda não foi incluído na agenda de Lula para o domingo. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também espera se encontrar com o líder brasileiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.