RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula e Macron sela retomada de relações Brasil-França

Publicado em: 20/05/2023 09:43

 (Foto: Ricardo Stuckert (PR))
Foto: Ricardo Stuckert (PR)
Na reunião do G7, que ocorreu neste sábado (20), em Hiroshima, no Japão, os presidentes do Brasil e França, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron reforçaram a retomada da relação entre os dois países. Neste encontro, discutiram a cooperação em defesa e ampliação de trocas na área da cultura. O conflito na Ucrânia também esteve na pauta das conversações entre os presidentes.
 
Brasil e França firmaram parceria estratégica em 2006, promovendo o contínuo diálogo político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear e desenvolvimento sustentável. A parceria Brasil-França ainda contempla os domínios da educação, ciência e tecnologia, temas migratórios e transfronteiriços.
 
Além de desenvolverem projetos em conjunto em áreas sensíveis e de alta tecnologia, são expressivas tanto a presença de brasileiros vivendo em solo francês quanto a atuação de empresas francesas no Brasil. Segundo o Itamaraty, cerca de 90.000 brasileiros vivem na França metropolitana e outros 82.500 na Guiana Francesa, somando cerca de 172.500 no total. Com 730 km, a fronteira entre o estado brasileiro do Amapá e a Guiana Francesa constitui a maior fronteira terrestre da França.
 
Existem cerca de 860 empresas francesas no Brasil. O Brasil é hoje o segundo principal destino dos investimentos franceses entre os chamados países emergentes, tendo sido ultrapassado apenas recentemente pela China. A França é o 3º maior investidor no Brasil, pelo critério de controlador final, com cerca de US$ 38 bilhões investidos, e 5º maior pelo critério de investidor imediato, com investimentos de cerca de US$ 32 bilhões, segundo os dados do Banco Central para 2021.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.