ESTADOS UNIDOS

Líder da invasão ao prédio do Capitólio pega 18 anos de prisão

Publicado em: 26/05/2023 09:41 | Atualizado em: 26/05/2023 09:42

 (Foto: Joseph Prezioso/AFP - 06/01/2021)
Foto: Joseph Prezioso/AFP - 06/01/2021
Com um tapa-olho e trajando macacão de presidiário de cor laranja, Stewart Rhodes, 58 anos, não esboçou remorso ao escutar o veredicto proferido pelo juiz Amit Mehta. "Ouso dizer, senhor Rhodes... E nunca disse isso a ninguém que condenei... Você representa uma ameaça contínua e um perigo para a nossa democracia e para a estrutura deste país", declarou o magistrado, ao anunciar a sentença de 18 anos de prisão para o fundador do Oath Keepers, o grupo de extrema direita baseado na Flórida que participou da invasão ao prédio do Capitólio, em Washington. Rhodes cumprirá a pena pelo crime de conspiração sediciosa.

Em 6 de janeiro de 2021, uma horda de simpatizantes de Donald Trump, entre eles militantes do Oath Keepers, atacou a sede do Legislativo, na tentativa de impedir os congressistas de certificarem Joe Biden como vencedor das eleições de novembro de 2020. Cinco pessoas morreram durante a invasão, entre elas Brian Sicknick, um policial do Capitólio que foi espancado e atingido na cabeça por um extintor de incêndio. Pelo menos 1 mil pessoas foram acusadas formalmente pela invasão.

"A conspiração sediciosa é um dos crimes mais graves que um norte-americano pode cometer", advertiu o juiz. "Você é inteligente, carismático e convincente, e isso é francamente o que o torna perigoso", acrescentou Mehta. "Ouso dizer que, agora, todos nós prendemos a respiração coletivamente, quando uma eleição se aproxima. Será que teremos outro 6 de janeiro de novo? Isso ainda está para ser visto."

Terrorismo
O magistrado assegurou que Rhodes ordenou outros membros do grupo a tomarem o Capitólio de assalto e ajudou a organizar a invasão. Os promotores pediam uma pena de 25 anos de detenção para o líder do Oath Keepers, ao classificarem o crime cometido por ele como "terrorismo" e ao destacarem que os atos de 6 de janeiro de 2021 não têm precedentes nos EUA.

A Justiça também condenou Kelly Meggs, considerado número dois do Oah Keepers, a 12 anos de detenção, em um julgamento ocorrido separadamente. Rhodes manteve a empáfia diante do magistrado. "Sou um prisioneiro político. Meu único crime é me opor a quem destrói nosso país", declarou ao tribunal, ao traçar uma comparação com o famoso dissidente soviético Aleksandr Solzhenitsyn. Pouco depois, o juiz o repreendeu e o acusou de ter se preparado "para levantar armas e fomentar uma revolução", apenas por não ter simpatizado com o resultados da urnas. "Você não é um preso político, senhor Rhodes. O senhor está aqui por suas ações."

Cofundadora do Projeto Global contra Ódio e Extremismo, Heidi Beirich considera "pesada" a sentença de Stewart Rhodes. "Ela fará com que outras pessoas reconsiderem esse tipo de atividade. Os Oath Keepers estão quase desmoronando por conta das acusações e enfrentam um processo de fratura — apenas algumas franquias funcionam. De qualquer forma, o veredicto deveria enviar um sinal a todos os extremistas de que há consequências de suas ações", explicou ao Correio, por e-mail. "Acho que alguém vai pensar sempre duas vezes antes de se engajar em atos desse tipo. Também vejo a decisão da Justiça como um lembrete de que o governo federal está de olho e que haverá prestação de contas. Esperamos que isso ajude a reprimir atividades extremistas", reiterou.

Democracia frágil
Para Beirich, a acusação de conspiração sediciosa escancara a extrema fragilidade da democracia norte-americana. "Neste momento, há negacionistas eleitorais em cargos públicos. Trump continua atacando o sistema, e os grupos de ódio estão em ascensão. Este é um lembrete de que, se alguém interferir nas nossas instituições, pagará por isso."

Ainda de acordo com Beirich, os membros do Oath Keepers são "virulentamente antidemocráticos e antigovernamentais". "Eles estão dispostos a usar a violência para mudar o sistema democrático. Até esses julgamentos, eram grave ameaça à segurança nacional."

Tags: Estados Unidos | eua | mundo |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.