DIREITO

Justiça autoriza babalorixá Ivo de Xambá a alterar nome em documentos oficiais

Publicado em: 26/05/2023 10:50

Babalorixá de 69 anos considera a incorporação do nome da nação africana uma forma de reparação e reapropriação das suas origens. (Reprodução)
Babalorixá de 69 anos considera a incorporação do nome da nação africana uma forma de reparação e reapropriação das suas origens. (Reprodução)
O líder da Nação Xambá e o Quilombo do Portão de Gelo, babalorixá Ivo de Xambá, 69 anos, conseguiu de forma oficial o direito de alterar o nome em seus documentos oficiais. O babalorixás é o único líder das religiões de matriz africana a receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPE, pai Ivo de Xambá, lutava para mudar seu nome de batismo Adeildo Paraíso da Silva, agora seus documentos são oficialmente utilizado o nome Adeildo Paraíso Ivo de Xambá da Silva.

Os documentos foram entregues na última terça-feira (23), e o líder do espaço cultural e religioso no de São Benedito, em Olinda, íntegra de forma oficial o nome que utilizava em homenagens e condecorações que recebeu, o nome Ivo de Xambá agora é um direito assegurado ao babalorixá.
 (Arquivo/DP)
Arquivo/DP

Ivo de Xambá é uma liderança da comunidade do Portão do Gelo, onde fica o terreiro, que foi reconhecido em 2006 como o terceiro quilombo urbano do Brasil.

A audiência para a mudança de seu nome ocorreu em fevereiro deste ano, a decisão saiu em 10 de março, determinada pela juíza Isabelle Moitinho Pinto, da 3ª Vara de Família e Registro Civil da Comarca de Olinda.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.