VIDA URBANA

Jaboatão entrega 18 novos veículos à Defesa Civil

Publicado em: 27/05/2023 12:06

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Após criar a Secretaria Especial de Defesa Civil e contratar 94 profissionais para fortalecer sua equipe, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está ampliando a capacidade de atuação da Defesa Civil com a aquisição de 18 novos veículos. Essa frota inclui seis camionetes S-10 e 12 Cronos. Os veículos já estão sendo utilizados para atender a população a partir deste sábado ( 27).

“Ao criar a secretaria vinculada diretamente ao gabinete do prefeito e garantir-lhe toda a estrutura operacional necessária, estamos viabilizando um serviço de melhor qualidade, mais rápido e mais acessível” afirmou o prefeito Mano Medeiros durante a entrega dos veículos neste sábado. Ele acrescentou: "Estamos em andamento com várias ações para enfrentar os impactos das chuvas, todas com o objetivo de salvar vidas". ressaltou.

A Secretaria de Defesa Civil foi estabelecida em janeiro deste ano, e a contratação simplificada de pessoal ocorreu em março. Foram contratados funcionários para os cargos de Auxiliar Operacional, Encarregado Operacional e Motorista (categoria D) para nível fundamental, Assistente Administrativo e Técnico em Engenharia para nível médio/técnico, e Engenheiro Civil, Geógrafo e Técnico Social para nível superior. Todos os funcionários passaram por treinamento adequado e já estão em atividade.

Além disso, a Defesa Civil elaborou um Plano Integrado de Emergência (PIE) e estabeleceu uma Sala Integrada de Emergência para monitorar as chuvas, condições meteorológicas e riscos geológicos. Isso possibilita uma atuação antecipada do município durante as chuvas e a disseminação de informações aos moradores de todas as regiões.

O PIE é dividido em cinco estágios: Vigilância (sem chuvas ou ocorrências), Observação (previsão de chuvas, mas sem ocorrências), Atenção (chuvas e possibilidade de danos), Alerta (chuvas intensas e ocorrências, com alta possibilidade de danos) e Alerta Máximo (situação que exige evacuação imediata e acionamento de todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência).

“A saída preventiva de imóveis em locais específicos pode ser feita já no estado de alerta. E o direcionamento a abrigos fica a cargo da Defesa Civil. Dois abrigos oficiais já estão em condições de receber moradores desalojados ou desabrigados” ressaltou o secretário de Defesa Civil, Elton Moura. A Defesa Civil deve ser contatada em casos que necessitem de vistoria de barreiras, instalação de lonas, poda emergencial de árvores, deslizamentos, inundações e outros tipos de desastres.

Neste ano, mais de 180 mil metros quadrados de lonas já foram instalados nas encostas para garantir maior segurança às famílias durante o período chuvoso.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.