RECEITA FEDERAL

Imposto de renda: como declarar recibo de consulta médica de outro CPF

Publicado em: 26/05/2023 20:07

 (Foto: DCStudio/Freepik)
Foto: DCStudio/Freepik
Nos próximos dias chega ao fim o prazo de preenchimento do Imposto de Renda, mas muito brasileiros ainda não terminaram a declaração dos dados ou ainda tem dúvidas sobre alguns tópicos. Um dos questionamentos mais recorrentes é saber como declarar corretamente as consultas médicas que não constam no mesmo CPF de quem está declarando. 

Vale lembrar que as despesas médicas devem ser especificadas e comprovadas mediante documentação hábil e idônea. "Por isso, se você declarar tais valores é recomendável obter uma declaração do profissional ou da empresa emissora do documento que confirme que o gasto foi realizado com você ou com algum dependente incluído em sua declaração", explica Elaine Duarte, especialista tributária da IOB. 

Especificações na emissão de recibos de consultas médicas: 
Caso um serviço tenha sido prestado sem emissão do nome do contribuinte e sem a especificação do beneficiário do serviço, pode-se presumir que esse foi o próprio contribuinte, exceto quando, a juízo da autoridade fiscal, forem constatados razoáveis indícios de irregularidades.
No caso de o serviço médico ter sido prestado a dependente do contribuinte, sem a especificação do beneficiário do serviço no comprovante, essa informação poderá ser prestada por outros meios de prova, inclusive por declaração do profissional ou da empresa emissora do referido documento comprobatório.
E por fim, se a consulta médica tiver sido realizada por um dependente constante da sua declaração, você poderá deduzir esse gasto como despesa médica na sua declaração, mesmo que a consulta tenha sido paga por outro membro da unidade familiar (o seu cônjuge, por exemplo).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.