REUNIÃO

Grupo faz primeira reunião sobre regulamentação de trabalho por aplicativo

Publicado em: 23/05/2023 22:49

Representantes do governo discutirão proposta de regulamentação das atividades do setor. Ministro do Trabalho e Emprego participou de primeira reunião do colegiado (Crédito: Uber/Divulgação)
Representantes do governo discutirão proposta de regulamentação das atividades do setor. Ministro do Trabalho e Emprego participou de primeira reunião do colegiado (Crédito: Uber/Divulgação)
O Grupo de Trabalho de Interministerial da Negociação Coletiva realizou, nesta terça-feira (23), a primeira reunião para discutir a reestruturação das relações trabalhistas e a regulamentação das atividades dos aplicativos de transporte e de entrega no Brasil. O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, participou da abertura do encontro. 

O secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, que também compõe no grupo, ressaltou a importância da pauta. “Vamos discutir diversas questões que afetam diretamente a relação de trabalho entre empresas e empregados, como condições de trabalho, jornada, segurança e proteção social, além de outros pontos”, disse.

Segundo ele, é preciso negociar com as partes envolvidas para definir uma legislação que atenda ao setor enquanto preserva os direitos dos trabalhadores. Além do MTE, participaram da reunião representantes da: Advocacia-Geral da União (AGU); Casa Civil; Secretaria Geral da Presidência da República; Ministérios do Desenvolvimento; Indústria, Comércio e Serviços; Fazenda; Justiça e Segurança Pública; Previdência Social; e Transportes.

A previsão é que o grupo marque reuniões também com empregadores e trabalhadores da área para o próximo 5 de junho, em Brasília. O Decreto Nº 11.513, de 1º de maio, que define os integrantes do grupo de trabalho, os integrantes têm o prazo de 150 dias para apresentar o relatório final das atividades. Esse tempo poderá vir a ser estendido por até mais 150 dias, caso seja necessário.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.