OPORTUNIDADE

Google realiza a doação de mais de 20 mil bolsas de estudo para pernambucanos

Publicado em: 24/05/2023 15:24

Iniciativa visa promover o compromisso da empresa com o fomento da economia (Reprodução/Pixabay)
Iniciativa visa promover o compromisso da empresa com o fomento da economia (Reprodução/Pixabay)
Reafirmando seu compromisso com programas para o aumento da empregabilidade em Pernambuco, o Google anunciou nesta quarta-feira (24), a doação de 23.500 bolsas de estudo das certificações de carreira da empresa nos cursos de UX Design, Suporte em TI, Análise de Dados e Gerenciamento de Projetos. 

As vagas, que deverão priorizar a parcela socialmente mais vulnerável da população, serão distribuídas por ONGs e instituições mapeadas com ajuda da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Porto Digital. Disponíveis no Coursera, plataforma de aprendizado online, os treinamentos são desenvolvidos pelo Google para a capacitação em especialidades demandadas pelo mercado – sem exigência de experiência prévia. 

“O Google percebe a crescente demanda do mercado por mão de obra qualificada em áreas da tecnologia e entende a necessidade de colaborar para a formação desses profissionais, uma vez que tem expertise na área. Assim, o Google compartilha conhecimento e incentiva a educação, capacitando empreendedoras e formando novos profissionais na área de tecnologia por meio de cursos de formação profissional desenvolvido e ministrado por profissionais do Google, sempre com foco em reduzir disparidades sociais no mercado de negócios e trabalho”, explicou Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil.

CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO
A empresa já possui outras iniciativas que beneficiam o estado. Com foco em mulheres negras das regiões Norte e Nordeste, o Google atua desde 2018 com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) no programa Ela Pode. A iniciativa habilita as participantes para a concepção, operação e fomento do próprio negócio. Mais de 200 mil já foram treinadas até o momento, sendo 38 mil em 50 municípios de Pernambuco.

Já o Google Cloud, divisão de computação em nuvem da empresa, oferece o Google Cloud Academy, disponível para qualquer instituição de ensino superior ou técnico. As instituições de ensino podem oferecer aos seus estudantes o acesso gratuito a capacitações certificadas, que exploram fundamentos da nuvem, infraestrutura, dados, machine learning e segurança. Em Pernambuco, as contam com programas do Google Cloud: CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Uninassau Recife, Uninassau Campus Caxangá, Universidade de Pernambuco (UPE).

Da mesma forma, o Google atua ao lado de escolas da educação básica e superior com ferramentas que promovem a transformação do ensino, dos modelos de aprendizagem e da gestão educacional. A rede estadual de Pernambuco, por exemplo, tem acesso ao Google Workspace for Education, um conjunto de ferramentas poderosas para facilitar a colaboração e o dia a dia da sala de aula.

Mais de 30 municípios do estado já se registraram para utilizar a plataforma. Os professores e alunos das redes têm uma conta educacional, com diversas soluções, como o Google Sala de Aula. Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) e o Google têm um acordo de Cooperação Técnica para facilitar a adesão da versão sem custo do Google Workspace for Education para secretarias municipais, estaduais, escolas privadas e universidades.
Tags: pernambuco | estudo | de | bolsas | google |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.