DIPLOMACIA

G7: brasileiros poderão ser isentos de visto para entrada no Japão

Publicado em: 20/05/2023 14:06

 (Foto: Ricardo Stukert)
Foto: Ricardo Stukert
Após encontro entre o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na cúpula do G7, o Japão anunciou que poderá isentar brasileiros da necessidade de visto para a entrada naquele país. A possibilidade foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, neste sábado (20/5).

A isenção valeria para estadias de curta duração, o prazo estudado ainda não foi informado. "O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil," diz o comunicado.

A exigência de visto para japoneses entrarem no Brasil foi retirada em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, o Itamaraty anunciou que vai voltar a exigir o documento, a partir de 1º de outubro. A decisão foi tomada com base no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para ingressar no Japão.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.