DIREITO

Evento reúne governos do Nordeste para garantir Primeira Infância

Publicado em: 23/05/2023 09:09 | Atualizado em: 23/05/2023 09:22

Evidências científicas mostram que os investimentos na Primeira Infância diminuem criminalidade, melhoram a educação e potencializam a produção destaca Mariana Luz
 (Sandy James/DP)
Evidências científicas mostram que os investimentos na Primeira Infância diminuem criminalidade, melhoram a educação e potencializam a produção destaca Mariana Luz (Sandy James/DP)
Um grande encontro de representantes dos governos estaduais do Nordeste ocorre nesta terça-feira para sensibilizar e propor pautas voltadas à garantia efetiva do direito das crianças à ampla assistência desde a gestação de modo a garantir perspectivas de desenvolvimento e futuro melhores. “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração” é o nome do evento, com transmissão ao vivo pela Internet (clique/toque aqui para assistir), numa iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo a organização do evento, o foco é disseminar conhecimentos sobre os primeiros anos de vida a fim de mobilizar as gestões estaduais para a promoção de políticas e programas sobre o tema, crucial para o desenvolvimento humano. Além de governadores e governadores de cada estado houve convite para secretários e secretários estaduais de Assistência Social, Educação e Saúde. A edição desta terça-feira é direcionada aos governos estaduais do Nordeste, com realização no Recife.

Disseminação de conhecimentos
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal preparou uma programação para  sensibilizar gestores públicos sobre políticas para crianças de zero a seis anos, período de vida definido como primeira infância, considerado crucial para garantir um desenvolvimento pleno de meninas e meninos para se tornarem pessoas adultas plenamente capazes. O evento do Recife é o primeiro de uma série de três encontros regionais nos quais são recebidos governadoras e governadores e integrantes das gestões estaduais para dialogar sobre a importância da colaboração entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

A iniciativa da FMCSV e do PNUD visa à disseminação de conhecimentos sobre os primeiros anos de vida a fim de mobilizar os gestores estaduais da região para a promoção de políticas e programas sobre o tema, imprescindível para o pleno desenvolvimento humano. O evento ocorrerá das 9 às 18h, com intervalo para almoço, com transmissão pela Internet nos canais da fundação e do PNUD no YouTube.

Agenda 2030
Durante o encontro, será lançado o estudo “Governança Colaborativa para a Primeira Infância – Proposta para Governos Estaduais”. Produzido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o documento oferece aos gestores públicos estaduais um conjunto de recomendações para o impulsionamento das políticas de primeira infância, que dependem da articulação e cooperação entre setores do governo e entes federativosPara a fundação, é importante as lideranças estaduais ficarem atentas à  importância do tema no Pacto Federativo, para que dialoguem com os municípios e incluam projetos para a primeira infância nos Planos Plurianuais (PPA) e demais instrumentos orçamentários.

Confirmaram participação no evento Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas; Naercio Menezes Filho, professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; Elisa Altafim, psicóloga e professora no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto; e Carolina Velho, consultora para educação infantil do Unicef Brasil. O evento é dividido em painéis temáticos nos quais serão discutidos assuntos como educação infantil, parentalidade, transferência de renda e o próprio regime de colaboração no Pacto Federativo.

“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam”, defende Mariana Luz, diretora executiva da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Se o gestor estadual se compromete com essa fase da vida no seu mandato, ele vai apoiar os municípios, que são quem executam a maioria dessas políticas, e vai influenciar o Governo Federal, detentor do maior volume orçamentário”, argumenta.

Evidências científicas mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riqueza, entre outros benefícios. “Olhar para as crianças pequenas é muito mais eficiente do que criar programas compensatórios no futuro”, completa Mariana Luz.

Alinhado com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa quer inspirar a construção de projetos de médio e longo prazos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância e auxiliar a construção de estratégias colaborativas entre setores e entes federados.

“Atenção e intervenções dirigidos às crianças são investimentos indispensáveis para alcançar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Essa iniciativa conjunta com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal oferece a oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário, buscando trazer aquelas crianças em situação de vulnerabilidade para assegurar a promessa da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás”, afirma a representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta

O “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração” terá ainda outras duas edições. Dia 25 de maio, autoridades do Sul e Sudeste se reúnem em São Paulo, para discutir políticas públicas para a primeira infância. E em 1° de junho, Belém (PA) sedia o evento, com participação de representantes das regiões Norte e Centro-Oeste.

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.

PNUD
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoia os países em suas estratégias rumo ao desenvolvimento sustentável, guiado pelos princípios de universalidade, igualdade e de não deixar ninguém para trás. Para enfrentar a complexidade do desenvolvimento sustentável na era moderna e a magnitude dos desafios contemporâneos, o PNUD trabalha com abordagens multidimensionais, interligadas e coerentes, sempre com foco na Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

*Com informações da Assessoria de Imprensa.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.