CÚPULA DO G7

'Estamos retomando a parceria', diz Lula após encontro com Macron, no G7

Publicado em: 20/05/2023 15:00

 (Foto: Ricardo Stuckert)
Foto: Ricardo Stuckert
A preservação da Amazônia e caminhos para alcançar uma resolução para a guerra entre Rússia e Ucrânia foram alguns dos assuntos abordados no encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron, em reunião na cúpula do G7, neste sábado (20/5), no Japão.

“Estamos retomando a amizade e parceria entre nossos países, podemos fazer muitas coisas juntos,” escreveu Lula, em sua conta no Twitter. O encontro bilateral era um dos mais esperados da agenda do petista, dado o afastamento do Brasil da França no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, os dirigentes selaram a retomada das relações entre os dois países e discutiram cooperação na área de defesa, além da ampliação de trocas na área da cultura.

“Brasil e França firmaram parceria estratégica em 2006, promovendo o contínuo diálogo político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear e desenvolvimento sustentável. A parceria Brasil-França ainda contempla os domínios da educação, ciência e tecnologia, temas migratórios e transfronteiriços,” destacou o governo brasileiro, em nota.

Além de Macron, Lula se reuniu hoje com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese; com o premiê do Japão, Fumio Kishida; e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Também esteve com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.