EDUCAÇÃO

Escola em Paulista ensina Projeto da Cultura Maker

Publicado em: 26/05/2023 16:34 | Atualizado em: 26/05/2023 17:08

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Jaime Bold, localizada na Vila Torres Galvão, desenvolvem, com a orientação do professor Sebastião Vieira, o projeto “Arte de Programar com o Micro: Bit" que tem o objetivo de trabalhar a Cultura Maker e o Pensamento Computacional.

Na ocasião, o professor explicou que o projeto é desenvolvido através de noções básicas de robótica, eletrônica e programação, através da aprendizagem criativa. A atividade se dá através da confecção de brinquedos, jogos pedagógicos e digitais, tudo sendo inserido no universo dos fundamentos da computação.

"A perspectiva deste trabalho é transformar o estudante num produtor ativo de conhecimento e, com isso, promover o protagonismo e o pensamento criativo", completou o professor.

A secretária executiva Pedagógica de Educação, Rafaela Gomes, pontuou que a gestão municipal já dispõe de um núcleo de tecnologia e um outro de Maker, para que os estudantes tenham essa iniciação. "Já temos uma proposta com o professor Sebastião para estender esse projeto para toda a Rede Municipal de Ensino", finalizou a secretária.

A Cultura Maker consiste em qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, com a capacidade de criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.

O conhecimento computacional é a habilidade de mobilizar os conhecimentos para solucionar os problemas com eficiência, a partir do uso da tecnologia. Para isso, é preciso dominar os fundamentos da computação, bem como explorá-los de forma crítica, criativa e estratégica.

O Micro:bit é uma placa programável, que funciona como um pequeno computador que foi desenvolvido para inspirar crianças a criar um futuro mais tecnológico, com aspirações no mundo digital.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.