LEVANTAMENTO

Em Pernambuco, pequenas e as médias indústrias apontam insatisfação econômica

Publicado em: 25/05/2023 16:00

Pesquisa realizada pela FIEPE traçou o panorama do setor no estado (Arquivo/Agência Brasil)
Pesquisa realizada pela FIEPE traçou o panorama do setor no estado (Arquivo/Agência Brasil)
Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que as pequenas e médias indústrias de Pernambuco se mostraram economicamente insatisfeitas no primeiro trimestre de 2023. 

De acordo com o “Panorama da Pequena e Média Indústria de Pernambuco”,  o indicador dessa sondagem fechou o mês de março com 47,5 pontos, o que aponta um descontentamento do setor. Para o economista da FIEPE, Cézar Andrade, a pesquisa mostra de forma estratificada como está a confiança por parte dos negócios. “A FIEPE mede, mensalmente, a confiança das empresas de modo geral e tem percebido que há certo otimismo pairando os negócios locais. No entanto, não é o que sente essa parcela de empresas”, avaliou.

Para Andrade, o que, normalmente, tem puxado a confiança na pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para cima é o sentimento das grandes empresas, que representam apenas 10% dos negócios locais. “Esse novo panorama retrata como está a maioria das indústrias pernambucanas, já que 90% delas são pequenas e médias, e, pelo que vimos, não está bem”. 

A pesquisa apontou que, de acordo com o Índice Geral da Situação Financeira, os empresários não estão satisfeitos. No primeiro trimestre deste ano, o indicador apontou um resultado de 47,7 pontos. Nesse quesito, as pequenas indústrias obtiveram um resultado melhor, com 50 pontos, ficando no cenário neutro. Já as médias indústrias, tiveram um desempenho ruim, pois o indicador apontou 41,7 pontos - revelando que foram as indústrias de médio porte que puxaram o resultado do trimestre para baixo.

Dentre as maiores dificuldades enfrentadas pelas indústrias de pequeno porte no período, a elevada carga tributária foi a mais citada pelos empresários, sendo a queixa de 50% dos entrevistados. Em seguida, com 30% das reclamações, apareceu a falta de financiamento de longo prazo, que, em relação ao quarto trimestre de 2022, teve suas queixas aumentadas em 10,0 pontos. 

Com relação às indústrias de médio porte, as maiores dificuldades enfrentadas foram competição desleal e insegurança jurídica, ambas com 41,67% das queixas apresentadas. Burocracia excessiva aparece como a terceira queixa mais citada; e a falta ou o alto custo da matéria-prima aparece como o quarto maior problema enfrentado pelos empresários das médias indústrias. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.