ABRIL PRO ROCK

Em edição histórica, Abril Pro Rock movimentou economia e fãs do metal no Nordeste

Publicado em: 19/05/2023 15:39

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
O Abril Pro Rock (APR), que realizou a sua 30ª edição da história nos últimos dias 13 e 14, teve ao seu lado um público fiel do metal nacional e do underground pernambucano, nordestino e brasileiro. O APR é um evento com uma programação para além dos shows – 21 atrações estiveram no palco do Clube Português –, justamente por proporcionar lembranças, encontros, reencontros, novas amizades e conhecimentos sobre a cena.

O ritual pré-evento varia para cada um. Algumas se produzem para o festival, a maioria com camisas personalizadas e até fantasiadas, outras saem em caravanas do interior pernambucano e dos estados do Nordeste. além de quem leva seus acessórios considerados relíquias. A tradicional feirinha APR também mobiliza os expositores da cena. 

Com a proposta de inovar e se renovar a cada edição, o APR alia desde os primórdios os conceitos de economia criativa. Do mix de músicas às artes visuais, design, literatura e audiovisual, o APR é uma porta de entrada para tendências e consumo no mercado cultural independente de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.

Confira o que rolou no 30º Abril Pro Rock

Caravanas
Parte do público se deslocou de vários pontos do Nordeste, a exemplo de Surubim, Agreste de Pernambuco, João Pessoa/PB, Natal/RN, Aracaju/SE, Paulo Afonso/BA, interior da Bahia, e Mossoró/RN, até o Recife para prestigiar o festival pernambucano. Mais de 150 pessoas vieram de outras cidades e capitais em vans e carros particulares.

Feirinha
Ao todo, foram 18 expositores no local, mais parcerias pontuais com bandas que se apresentaram, com artes gráficas, canecas, pratos, camisas, livros, CDs, LPS & VINIS e memorabilia em geral, entre outros acessórios. Confira quais: Gravura Art Studio, Burn Records Official, Hostil Burkhardt, Patch Custom, Loja Underground Discos, Golpe Store, Queiroz Signage and Print, Jazigo Loja & Distro, Blasphemy Productions, Ihells Productions, La Ursa Discos, Barbarella’s Underground, Maunder,  De Profundis Productions, Bruxa Noise, Rock Attack e Metal Heart.

Nostalgia
Entre as histórias do público na 30ª edição está a recordação de ocupar o mesmo bairro - Graças, onde aconteceu o primeiro Abril Pro Rock, em 1993. no extinto Circo Maluco Beleza. O festival também foi marcado pelas memórias afetivas das próprias pessoas que estiveram nas edições anteriores.

Arte pernambucana
O APR está interligado com a cena artística local, que é chamada de comunidade pelo festival. A identidade visual desta edição foi assinada por Neilton Carvalho, que, além de ilustrador local, também é músico da Devotos.

Nacional & Internacional
Na agenda dos festivais nacionais independentes, o APR 2023 movimentou bandas de sete estados brasileiros, além de uma internacional (EUA). São Paulo, com sete atrações, Pernambuco (cinco), Rio de Janeiro (três), Ceará (duas), Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo, com (uma) banda cada.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.