RECIFE

Dom Fernando e Dom Limacêdo participam de celebração ecumênica na igreja das Fronteiras

Publicado em: 19/05/2023 15:09

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
A Arquidiocese de Olinda e Recife promove celebração ecumênica, junto com a Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional CNBB-NE2 e  o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic-PE), para comemorar a Semana de Oração pela Unidade Cristã (Seuc). A celebração acontecerá na Igreja das Fronteiras na quarta-feira 24 de maio, às 18h, com participação de lideranças e representantes das igrejas católica, ortodoxa,  luterana, anglicana e Aliança de Batista do Brasil. O tema da Seuc deste ano foi retirado da profecia de Isaías: "Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça" (Is 1,17), dando destaque para a superação do racismo em nosso país. 

O que motiva as igrejas membros do Conic-PE é a busca da unidade na diversidade, respeitando as características e identidade de cada Comunidade Cristã, que juntas podem orar, estudar a palavra e praticar o bem e a justiça à luz do evangelho na promoção de um mundo justo, fraterno, pacífico e o cuidado com a Casa Comum. As igrejas presentes ao encontro farão profissão de fé comum, rezando o Credo juntos. 

Em mensagem dirigida aos bispos, padres, religiosos e religiosas, diáconos, leigos e leigas, dom Saburido destaca que cada igreja cristã possui um “rosto próprio”, porém comungam da mesma fé e missão de testemunhar o reino de Deus. O arcebispo explica que trilhar o caminho da unidade com essas diversas realidades, ou seja o ecumenismo, “é essencial à nossa pastoral”.

“Como a unidade é, antes de tudo, dom de Deus, na base da busca do diálogo e da nossa abertura a outras igrejas e comunidades, precisamos orar nessa intenção. Por isso, a Semana de Orações pela Unidade é tão importante. Nenhuma paróquia ou comunidade deveria ignorá-la ou considerá-la como algo secundário”, afirma Saburido. “No Brasil, embora o racismo seja mais disfarçado e se expresse sob a cobertura das imensas desigualdades sociais, ele é responsável por muitas injustiças. A unidade das igrejas cristãs não pode se construir sem reparar esse grave pecado. Neste ano, somos chamados a orar e trabalhar pela unidade das igrejas, ao mesmo tempo que meditamos e expressamos contra o racismo a profecia da igualdade e da dignidade de todos os filhos e filhas de Deus”, completa.

CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA 

Morada de um dos fundadores da CNBB, ex-arcebispo de Olinda e Recife e um entusiasta do diálogo entre os cristãos, dom Helder Câmara, a Igreja das Fronteiras, na área central da capital pernambucana, receberá no dia 24, às 18h, uma celebração ecumênica. Lideranças e fiéis das igrejas Católica Romana, Ortodoxa, Luterana, Anglicana e Aliança de Batistas rezarão juntas a liturgia, que será o marco da Semana de Oração pela Unidade Cristã na CNBB Nordeste 2.

“Proponho que iniciativa semelhante aconteça em todas as dioceses do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. Que em todas as paróquias e capelas, da Festa da Ascensão ao Domingo de Pentecostes, nas missas, se faça menção e se coloque a intenção da unidade dos cristãos. Em uma das noites, pode-se fazer uma oração especial pela unidade”, recomenda dom Saburido.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.