GUERRA NA UCRÂNIA

Dinamarca defende presença do Brasil em negociação para paz na Ucrânia

Publicado em: 22/05/2023 11:45

 (Foto: IDA MARIE ODGAARD / RITZAU SCANPIX / AFP)
Foto: IDA MARIE ODGAARD / RITZAU SCANPIX / AFP
Lisboa — O ministro de Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, saiu em defesa do Brasil, que vem defendendo a criação de um grupo de países para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há mais de um ano. Durante reunião do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia, em Bruxelas, Rasmussen afirmou que é preciso encontrar um caminho para pôr fim ao conflito que tem atormentado o mundo. Mas, na avaliação dele, a negociação exige o envolvimento de Brasil, Índia e China.

A declaração do ministro dinamarquês veio um dia depois do desgaste enfrentado pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que, por divergências de agenda, não conseguiu se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, durante encontro do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, ocorrido em Hiroshima, no Japão. Lula disse que marcou uma conversa com o líder ucraniano, que acabou não aparecendo. Mas, em uma das reuniões do G7, o brasileiro condenou a “invasão territorial” da Ucrânia pela Rússia.

Segundo Rasmussen, a Dinamarca está disposta a sediar uma reunião de cúpula em julho para discutir mecanismos que levem à paz entre a Ucrânia e a Rússia. Para ele, é preciso fazer um esforço para um compromisso global a fim de organizar essa reunião, que não deve contar apenas com a presença dos aliados da Ucrânia. “É necessário criar interesse e envolvimento de países como Índia, Brasil e China”, afirmou. Ele admitiu, contudo, não acreditar na possibilidade de a Rússia participar de cúpula de paz. “Se a Ucrânia achar que chegou a hora de realizar essa reunião, seria fantástico. A Dinamarca, obviamente, gostaria de sediar o encontro”, reforçou.
Tags: guerra | Dinamarca | Brasil |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.