'MEIO AMBIENTE'

CPRH suspende, temporariamente, recebimento de animais silvestres e marinhos devido à gripe aviária

Publicado em: 25/05/2023 12:45 | Atualizado em: 25/05/2023 14:01

A CPRH suspendeu os recebimentos dos animais, só atendendo a filhotes ou animais que estejam feridos (Divulgação )
A CPRH suspendeu os recebimentos dos animais, só atendendo a filhotes ou animais que estejam feridos (Divulgação )
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) suspendeu, a partir desta quarta-feira (24), o recebimento de animais silvestres e marinhos, devido à detecção do vírus da H5N1 (gripe aviária). A decisão tem prazo de 180 dias, atendendo apenas em casos de filhotes ou de animais que estejam feridos. No entanto, a agência não respondeu quais serão as medidas para os demais casos.

A medida preventiva tem a ver com o estado de emergência zoossanitária nacional, anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, conhecido como, em aves marinhas migratórias. Estão suspensos os recebimentos de animais silvestres e marinhos na sede da instituição do Poço da Panela e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), em Guabiraba, no Recife.

De acordo com o chefe de Fiscalização da Fauna Silvestre, Iran Vasconcelos, até segunda ordem, a CPRH só receberá, no prazo de 180 dias, animais silvestres do continente, que sejam filhotes ou que estejam feridos. Os animais marinhos, mesmo os provenientes das fiscalizações e das entregas voluntárias, não serão recebidos.

O vírus pode causar doenças às aves da fauna silvestre brasileira “Diante desse quadro, estamos tomando as medidas preventivas cabíveis e possíveis para a biossegurança das pessoas que trabalham no Cetras, bem como dos animais que ali se encontram em processo de reabilitação para que, posteriormente, sejam devolvidos à natureza”, explicou o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos.   

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.