CONGRESSO

CPMI do 8 de janeiro: veja lista com deputados e senadores indicados

Publicado em: 19/05/2023 08:51

 (Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas será instalada às 9h da próxima quinta-feira. Formado para investigar os responsáveis pela depredação dos prédios dos Três Poderes, o colegiado será marcado por uma intensa batalha entre governo e oposição.

Inicialmente, o deputado Arthur Maia (União-BA), que ficará com a presidência da CPMI, havia anunciado a abertura para terça-feira, mas a mudança ocorreu em razão da votação do novo marco fiscal, marcada para a quarta-feira. A decisão foi do senador Otto Alencar (PSD-BA). Por ser o integrante com mais idade na comissão, 75 anos, vai presidir a reunião da instalação.

O líder governista no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido), afirmou que a base está a postos para o colegiado. "Estamos prontos para a instalação da CPMI do golpe. Vamos trabalhar para deixar bem claro quem buscou atentar contra nossa democracia", destacou ele, que está escalado como suplente.

Titular da base oposicionista, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) ressaltou que a comissão foi instalada por "pressão". "Servirei ao Brasil com a missão de esclarecer toda a verdade sobre o fatídico 8/1. Parabéns a você, cidadã e cidadão brasileiro, que se mantém mobilizado", postou nas redes sociais.

Até o momento, constam 24 membros oficialmente indicados para a CPMI. Confira abaixo.

Os indicados do Senado Federal
 
Titulares

Eliziane Gama (PSD-MA)

Omar Aziz (PSD-AM)

Otto Alencar (PSD-BA)

Fabiano Contarato (PT-ES)

Rogério Carvalho (PT-SE)

Ana Paula Lobato (PSB-MA)

Eduardo Girão (Novo-CE)

Magno Malta (PL-ES)

Esperidião Amin (PP-SC)

Damares Alves (Republicanos-DF)

Soraya Thronicke (União-MS)*

Davi Alcolumbre (União-AP)*

Suplentes

Angelo Coronel (PSD/BA), Irajá (PSD/TO), Zenaide Maia (PSD/RN), Augusta Brito (PT/CE), Randolfe Rodrigues (sem partido), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Seiff
(PL-SC), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Cleitinho (Republicanos-MG)

Os indicados da Câmara
 
Titulares

Duarte Jr. (PSB-MA)

Arthur Maia (União Brasil-BA)

Carlos Sampaio (PSDB-SP)

Duda Salabert (PDT-MG)

Aluísio Mendes (Republicanos-MA)

Rodrigo Gambale (Podemos-SP)

Paulo Magalhães (PSD-BA)

Rafael Brito (MDB/AL)

Filipe Barros (PL-PR)

Delegado Ramagem (PL-RJ)

André Fernandes (PL-CE)

Rubens Pereira Jr (PT-MA)

Rogério Correia (PT-MG)

Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Érika Hilton (PSol-SP)

Suplentes

Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), Gervásio (PSB-PB), Felipe Francischini (União Brasil-PR), Any Ortiz (Cidadania-RS), Josenildo (PDT-AP), Roberto Duarte (Republicanos-AC), Maurício Marcon (Podemos-RS), Laura Carneiro (PSD-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcos Feliciano (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Aliel Machado (PV-PR), Carlos Veras (PT-PE), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.