REINO UNIDO

Coroa britânica não devolverá restos mortais de príncipe etíope

Publicado em: 23/05/2023 10:07

 (Foto: Simon Hurry/Unsplash)
Foto: Simon Hurry/Unsplash
A coroa britânica negou um pedido da família de um príncipe etíope do século XIX para repatriar seus restos mortais do Castelo de Windsor — informou a imprensa britânica nesta terça-feira (23).

O príncipe Alemayehu foi capturado aos 7 anos pelo Exército britânico e levado para a Inglaterra em 1868, aonde chegou órfão, depois que sua mãe morreu no trajeto.

Passou a década seguinte na Grã-Bretanha, onde a rainha Vitória providenciou para que recebesse uma boa educação. Morreu de pneumonia aos 18 anos, em 1879. 

A pedido da Rainha Vitória, foi enterrado nas catacumbas da Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, a residência real no oeste de Londres. 

Alguns líderes etíopes já pediram à família real britânica que devolva os restos mortais à sua terra natal, e a família do príncipe disse recentemente à BBC que também pediu a repatriação. 

“Queremos ter seus restos mortais de volta, como família e como etíopes, porque não é o país onde ele nasceu”, explicou Fasil Minas, um de seus descendentes. 

"Foi desalojado da Etiópia, da África, da terra dos Negros", declarou outra descendente, Abebech Kasa.

Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse que é "o Decano e os Cânones de Windsor são muito sensíveis à necessidade de honrar a memória do príncipe Alemayehu".

A nota acrescenta, no entanto, que é "muito pouco provável que seja possível exumar os restos mortais sem perturbar o local de descanso" das outras pessoas enterradas nas proximidades.

Nos últimos anos, as autoridades autorizaram delegações etíopes a visitar a capela e "continuará a fazer isso", completou o comunicado.
Tags: principe | GB | realeza | Etiopia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.