EDUCAÇÃO

Comunicação Não Violenta é tema de palestra para alunos da Escola José Vilela

Publicado em: 22/05/2023 16:16

Iniciativa é promovida pela área de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping em parceria com o Sebrae-PE
 (Foto: Divulgação )
Iniciativa é promovida pela área de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping em parceria com o Sebrae-PE (Foto: Divulgação )
Ajudar a comunidade escolar a lidar com conflitos por meio de uma abordagem mais empática e compreensiva. Esse é um dos objetivos da palestra "Comunicação Não Violenta" que será promovida nesta terça-feira (23), das 13h30 às 15h, para alunos do Ensino Médio da Escola José Vilela, em Casa Forte. A iniciativa é promovida pela área de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping em parceria com o Sebrae-PE. O intuito também é promover a conscientização e a importância da comunicação saudável e construtiva no ambiente escolar e na vida cotidiana.

A palestra será ministrada pelo professor Jáuvaro Carneiro Leão, consultor do Sebrae-PE. A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem que busca a resolução de conflitos por meio de práticas que estimulam a compaixão e a empatia. Seu objetivo é fortalecer a capacidade de se relacionar de forma harmoniosa, mesmo em situações adversas. A CNV se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que reformulam a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. “Ela se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos mesmo em condições adversas. Seu foco é reformular a maneira pela qual nos expressamos e também ouvimos os outros, porque nós sempre focamos no falar”, explicou o palestrante.

Durante a palestra, serão abordados diversos tópicos, incluindo a origem da CNV, o modelo de comunicação não violenta, os pressupostos da não violência na escola, a diferença entre empatia e simpatia, a importância da comunicação no ambiente escolar, como expressar e ouvir segundo os pressupostos da CNV, e como praticar a CNV na escola. “A maioria das pessoas que está em idade escolar está em processo de autoconstrução, desenvolvimento e descoberta. Isso significa que esse é um dos principais espaços nos quais elas irão aprender a se relacionar e a resolver os desentendimentos. Por isso é fundamental que eles aprendam sobre a CNV”, explicou o professor Jáuvaro. 

“A importância da Comunicação Não Violenta para a resolução de conflitos na escola não pode ser subestimada. É fundamental que a comunidade escolar aprenda a lidar com os conflitos de forma pacífica e empática, e essa palestra é uma excelente oportunidade para isso. O Plaza Shopping está orgulhoso de promover essa palestra em parceria com o Sebrae-PE e a Escola José Vilela”, explica Jakeline Soares, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.