TECNOLOGIA

Compesa participa do 32º Congresso da Abes

Publicado em: 19/05/2023 21:10

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A Compesa estará presente no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA). O Congresso da Abes apresenta, discute e planeja ações em prol da universalização do saneamento e é considerado um dos mais importantes eventos de saneamento ambiental do Brasil. O fórum começa neste domingo (21), em Belo Horizonte (MG), e vai até a próxima quarta-feira (24). Mais de 20 colaboradores da Compesa participarão do evento apresentando trabalhos e cases, além da presença em palestras nos principais painéis sobre os projetos de inovação da Companhia, como a primeira contratação pública de serviço de inovação entre as empresas de saneamento do País. O Presidente da Companhia, Romildo Porto, também participará da Assembleia da Aesbe, que será realizada durante o evento.

A diretora Regional Metropolitana Nyadja Menezes e a gerente de Inovação Fabíola Coelho representarão a Companhia como palestrantes convidadas do Congresso da Abes. Na oportunidade, a gerente abordará a experiência pioneira da Compesa em processos de contratação de inovação no setor de saneamento. "Teremos a oportunidade de apresentar no evento a primeira Contratação Pública de Serviço de Inovação (CPSI) de empresas de saneamento do Brasil. Uma conquista do Programa Águas Digitais, em parceria com o Porto Digital do Recife, muito importante para as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas no campo da inovação na Companhia e os projetos futuros", destacou a gerente.

A diretora Nyadja Menezes ficará a cargo da apresentação do Sistema de Dessalinização de Fernando de Noronha, obtido após um investimento de R$ 22 milhões e que possibilitou o fim do rodízio de água para a população local. "O Congresso da Abes é um dos eventos mais importantes de saneamento do País e oportuniza sempre uma troca de experiências muito rica. Teremos a oportunidade de apresentar projetos já conquistados pela Compesa com foco na melhoria do abastecimento dos pernambucanos, como o dessalinizador da ilha que possibilitou o fim do rodízio de abastecimento no arquipélago", destacou a diretora da Compesa, Nyadja Menezes.

Durante o evento, serão apresentados outros projetos da Companhia em abastecimento de água e esgotamento sanitário, como a reativação e perfuração de poços na Região Metropolitana do Recife e o projeto de utilização das águas de reuso na Estação de Tratamento de Esgoto Venturosa. Outro destaque serão as inciativas da Companhia para reduzir os custos com a energia elétrica e aumentar a eficiência operacional dos sistemas, como a implantação do Sistema de Armazenamento de Energia conhecido como Battery Energy Storage System (BESS), na Estação de Tratamento (ETA) de Água Petrópolis, em Caruaru, e a Parceria Público Privada para Autoprodução de Energia. O Museu Universo Compesa também será apresentado pela primeira vez no Congresso da Abes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.