SEGURANÇA

Compesa aciona protocolo de segurança de água nos morros do Recife

Publicado em: 24/05/2023 18:26

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A Compesa está executando o protocolo da Operação Inverno para Segurança do Abastecimento de Água nos Morros da Região Metropolitana do Recife. A iniciativa prevê o desligamento das unidades operacionais localizadas em áreas de morro e a suspensão do abastecimento, que podem ocorrer também nas áreas planas dos municípios cujo atendimento é realizado por unidades situadas em pontos considerados de risco. Nesta quarta-feira (24), em decorrência das fortes chuvas registradas nas últimas horas na região e o alerta de agravo emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a Compesa acionou este protocolo.
 
De acordo com o procedimento de segurança, foram desligadas nesta quarta as unidades operacionais nas áreas consideradas de risco pelas defesas civis de municípios da RMR. A medida resultou na suspensão do abastecimento em áreas do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Goiana (confira abaixo a lista das áreas afetadas). A retomada do abastecimento nas áreas acontecerá com a diminuição da chuva, mediante a avaliação técnica das redes de abastecimento pelas equipes de manutenção da Compesa e, ainda, de acordo com o calendário de cada localidade.

“Diante das chuvas na manhã de hoje, acionamos o protocolo para as localidades com a avaliação dos sistemas que precisavam ser paralisados, suspensão gradativa do abastecimento em locais considerados de risco pelos órgãos municipais e avisos à população. A nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas”, pontuou o gerente de Empreendimentos da Região Metropolitana e responsável pelo controle e monitoramento do abastecimento dos Morros da Compesa, Miguel Gustavo.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Operação Inverno para Segurança do Abastecimento de Água nos Morros envolve também a atuação da Compesa, de forma preventiva, nas áreas. Antes do início das chuvas previstas para este ano, uma série de ações foi executada pela Companhia com o intuito de mitigar os impactos do período para a população. As principais ações foram vistorias técnicas para o planejamento e execução de obras de remanejamento de redes de abastecimento. “Essas áreas estão mapeadas e já temos ações sendo desenvolvidas”, complementou o gerente.

Além disso, está em elaboração pela Compesa o plano de segurança do Abastecimento de Água dos Morros da Zona Norte do Recife, por meio de um convênio firmado entre a Compesa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE/UFPE). O convênio propõe soluções de abastecimento de forma segura nas áreas de morro, direcionando operações e projetos da companhia. Vale destacar que mais de 40% da Região Metropolitana do Recife está situada em áreas de morro.

Confira as áreas afetadas:

Recife

Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Apipucos, Beberibe, Bomba do Hemetério, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Cajueiro, Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos, Dois Unidos, Fundão, Guabiraba, Linha do Tiro, Macaxeira, Mangabeira, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Passarinho, Ponto de parada, Porto da Madeira, Sitio dos Pintos, Sítio São Braz, Várzea (UR-7) e Vasco da Gama.


Jaboatão dos Guararapes

Alto Santa Rosa, Alto do Vento, Alto Jardim Quitandinha, Carlos Pinto, Cavaleiro, Curado I, Curado IV (parte alta), Curado V, Dois Carneiros, Monte Verde, Nossa Senhora dos Prazeres, Pacheco (Alto do Rodo), Rua São Paulo, Três Carneiros, URs.


Olinda

Alto da Bondade 2 (parte alta), Alto da Manguba, Córrego da Bondade (Rua Gibraltar), estrada do Passarinho, Ruas Carpina, Floresta e adjacências.

 
Paulista

Centro de Paulista e Alto Sumaré.


Abreu e Lima

Alto da Bela Vista


Camaragibe

Areeiro, Alto Santo Antônio, Areinha, Alberto Maia (Santa Terezinha/Santa Maria) e Tabatinga.


São Lourenço da Mata

Penedo e Boa Vista


Goiana

Ponta de Pedras

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.