CHUVA

Chuva deixa PE-15 alaga e causa trânsito em Olinda

Publicado em: 24/05/2023 12:56 | Atualizado em: 24/05/2023 13:16

Mesmo com a parada das pancadas de chuvas, o escoamento da água foi lento em Ouro Preto (Romulo Chico/DP)
Mesmo com a parada das pancadas de chuvas, o escoamento da água foi lento em Ouro Preto (Romulo Chico/DP)
Em Ouro Preto, Olinda, as chuvas causaram pontos de alagamentos que perduram até o final da manhã desta quarta-feira (24), promovendo trânsito lento, transtorno para pedestres, comerciantes e passageiros que aguardavam pelo transporte público. 

As margens da PE-15, no acesso a entrada de Ouro Preto ficou inviável para veículos de pequeno porte, somente ônibus e caminhões conseguiam acessar a parte baixa da via, os demais veículos tiveram que acessar o canteiro de obras para ir pelo viaduto que está interditado para obras. “Ficamos entre arriscar o carro em uma pista inacabada ou na água, uma situação difícil para todos os motoristas”, descreve Arthur Carvalho, 45 anos. 

Em Ouro Preto, o comércio local foi impactado pelas fortes chuvas, onde não há acesso às ruas Ouriço do Mar e Acapurana.  "Basta chover um pouco mais que enche tudo aqui, todo inverno é isso e faz mais de anos que é deste jeito”, relata Fernando Luiz Silva, 33, morador de Ouro Preto há mais de 25 anos.

As chuvas assolaram toda a Região Metropolitana do Recife, causando transtorno para moradores e motoristas, mas em Ouro Preto até às 12h os pontos de alagamentos ainda causavam transtornos. Os ônibus sofreram com a mobilidade, causando grande espera para os passageiros “O ônibus que chega vai muito lotado, porque fica uma fila imensa, esperamos cerca de uma hora para vir cheio e sem espaço para subir”, descreve Pamela Venancio, 23 anos.

Em nota, a Defesa Civil de Olinda informou que não registrou ocorrências graves. E a prefeitura do município, anunciou a suspensão das aulas nas escolas municipais devido às fortes chuvas. As aulas foram suspensas em outras seis cidades da Grande Recife (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Camaragibe, Igarassu e Moreno).

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu ontem o alerta de chuva moderada a forte na Região Metropolitana e na Zona da Mata Sul, no qual foi estendido até 23h59 de hoje.

A Defesa Civil de Olinda está atendendo 24h pelos telefones 0800 081 0060 ou 99266-5307 (WhatsApp).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.