RECIFE

Campanha alerta população sobre os riscos da imprudência no trânsito

Publicado em: 23/05/2023 11:29

Peças relembram tragédia ocorrida em 2017, quando um condutor embriagado e em excesso de velocidade avançou sinal e provocou a morte de três pessoas. Ação educativa faz parte da campanha Maio Amarelo
 (Divulgação)
Peças relembram tragédia ocorrida em 2017, quando um condutor embriagado e em excesso de velocidade avançou sinal e provocou a morte de três pessoas. Ação educativa faz parte da campanha Maio Amarelo (Divulgação)
Em campanha de conscientização no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promove mídias alertando para os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito. Em vídeo, retratando o acidente na Tamarineira, Zona Norte, em 2017, causado por excesso de velocidade e a embriaguez do condutor provocaram a morte de três pessoas, uma delas grávida, e deixou duas feridas, uma com lesão permanente. O vídeo completo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Wvmh196tkWw 

O vídeo da campanha reproduz imagens de hospitais e médicos socorrendo as vítimas e traz a reflexão “O que pode acontecer em menos de um segundo?", além de um depoimento do advogado Miguel Silveira, uma das vítimas sobreviventes da ocorrência, junto com a filha Marcela, que ficou com lesões após a tragédia. No sinistro faleceram a esposa de Miguel, Maria Emília, de 38 anos, Miguelzinho, filho do casal, de três anos, e Roseane Souza, 23, babá das crianças - e que estava grávida. "É muito pesado viver assim. Você perder um filho e perder a esposa que você ama; E o pedido que eu faço pra cada um: ter consciência de que se você não respeitar as regras, você vai ocasionar acidentes", conta Miguel. Em março de 2022, após julgamento, o condutor foi condenado a 29 anos e quatro meses de prisão por três homicídios dolosos e duas tentativas de homicídio.

O caso, ocorrido em 2017, ocorreu diante a dois dos principais fatores de riscos para sinistros de trânsito por: direção sob efeito de álcool e outras drogas, e o excesso de velocidade, tirou a vida de três pessoas que estavam em um carro e seguindo as leis de trânsito. "Os danos, nesse caso, foram irreversíveis. Pessoas perderam a vida e seus entes queridos, pelo menos duas famílias foram destruídas e precisamos observar o fator determinante nesse caso, que foi o excesso de velocidade. Foi uma tragédia que poderia ser evitada se a velocidade máxima fosse respeitada", destacou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

O termo "acidente de trânsito" foi utilizado na campanha para trazer a linguagem mais nítida à população. Entretanto, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife opta por utilizar o termo “sinistro de trânsito", por compreender que essa seria uma ocorrência que poderia ter sido evitada caso as leis de trânsito fossem seguidas.

Tags: cttu | campanha | trânsito | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.