ADOÇÃO

Busca Ativa promove adoção de crianças e adolescentes

Publicado em: 25/05/2023 11:49 | Atualizado em: 25/05/2023 23:20

 (Divulgação)
Divulgação
Nesta quinta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional da Adoção, visando à data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a ferramenta ‘Busca Ativa’ no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O projeto tem o intuito de aumentar a adoção e apadrinhamento de adolescentes de 14 aos 17 anos.

Na prática, o Busca Ativa tem como objetivo promover o encontro entre pessoas habilitadas e crianças e adolescentes aptos à adoção, especialmente quando estiverem esgotadas todas as possibilidades de buscas nacionais e internacionais de pretendentes compatíveis com o seu perfil no SNA. 

No Brasil, dos 33.923 pretendentes habilitados, apenas 93 aceitam adotar crianças e adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos, ou seja, 0,27%. Em Pernambuco, a situação é um pouco melhor para essa faixa etária, mas também bem preocupante. Dos 850 pretendentes inscritos no SNA, 23 aceitam adotar crianças e adolescentes nessa faixa etária, o que corresponde a 2,7%. 

Após os 16 anos, ser adotado no Brasil continua sendo uma tarefa quase impossível, conforme apontam as estatísticas. Diante a esta realidade, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco implantou o Projeto Família, um direito de toda criança e adolescente, em novembro de 2016, que utiliza a busca ativa nas redes sociais. Por meio da ferramenta é contada a história da criança e do adolescente para dar rosto e voz a cada um deles. A iniciativa já promoveu 200 adoções no Estado até o momento.

Para tentar tornar visível a história de crianças e adolescentes numa faixa etária mais elevada, buscando essa ponte entre pretendentes e crianças e adolescentes aptos à adoção.
 
A caridade pode ser feita através de trabalhos voluntários, e, no âmbito da realidade das crianças e adolescentes em medida protetiva de acolhimento institucional ou familiar, o ato de caridade pode ser feito através da ação de apadrinhamento em qualquer das suas três modalidades: afetivo, financeiro ou profissional. Conheça todas as modalidades de apadrinhamento através do link https://www.tjpe.jus.br/web/infancia-e-juventude/apadrinhamento/pernambuco-que-acolhe
 
Preferência de adoção
Segundo o último levantamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há hoje no Brasil, 4.380 crianças e adolescentes aptos à adoção e 33.923 pretendentes habilitados. Entre os 26 Estados e o Distrito Federal, Pernambuco ocupa a sétima posição geral em se tratando do número de adoções. Em 2022, foram realizadas, pelo SNA, 156 adoções no Estado de Pernambuco, das 4.203 adoções promovidas no Brasil.

Ainda, de acordo com a pesquisa do SNA, a idade preferida de adoção para os pretendentes no Brasil é de crianças entre dois e quatro anos. Do total de pretendentes habilitados, 10.962 preferem adotar crianças de dois a quatro anos, o que corresponde a 32,3%. A opção é seguida da escolha por crianças na faixa etária de quatro a seis anos, a qual o número corresponde a 10.514, e a um percentual de 30,9%. 
 
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.