SAÚDE

Banco do Hospital Dom Malan em Petrolina está com estoque de leite materno abaixo do necessário

Publicado em: 19/05/2023 09:15

 (Divulgação)
Divulgação
O dia 19 de maio é o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, é o único em todo o Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o BIAMA, que funciona há 28 anos na unidade. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.

Nesta sexta-feira (19), o estoque do Biama é de 6 litros de leite. A demanda da maternidade é de pelo menos 10 litros por semana." Todas as mulheres que amamentam, não tem doenças infectocontagiosas, não fazem uso de medicação, elas podem se tornar doadoras de humano para o banco de leite do Hospital Dom Malan ISMEP, enfatiza a enfermeira gerente do Biama, Joice Fonseca.

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Biama com o cartão de gestante que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite. Uma vez por semana é realizada a coleta do leite na casa das doadoras. A equipe do Biama recolhe o leite e deixa um novo kit para a próxima doação.

Dia mundial de doação de leite humano
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.  A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.