MEMÓRIA

Ato em memória ao Padre Antônio Henrique

Publicado em: 26/05/2023 13:26 | Atualizado em: 26/05/2023 15:12

 (DIVULGAÇÃO/ARQUIVO DIÁRIO DE PE)
DIVULGAÇÃO/ARQUIVO DIÁRIO DE PE
Nesta sexta (26), às 11h, na Praça do Parnamirim, acontece uma linda homenagem em memória ao Padre Antônio Henrique, vítima do regime brutal de 1964. Hoje faz 54 anos do assassinato do jovem sacerdote. Na ocasião haverá um ato de memória ao Pe. Assassinado durante a ditadura militar e terá uma importante homenagem aos vários ex - perseguidos do Regime Militar.

Aos 28 anos de idade, o filho de José Henrique Pereira e Isaíra Pereira, foi brutalmente assassinado. O jovem havia escolhido servir a vida eclesiástica e dava muitos conselhos aos jovens sobre as drogas e assuntos relacionados à questões da idade. O rapaz era muito inteligente, sociólogo, poliglota e um lutador pela democracia. À época o padre Henrique era auxiliar do então arcebispo dom Helder Câmara, na Arquidiocese de Olinda e Recife.

O jovem padre lecionou em colégios como Marista e Vera Cruz por exemplo e em outras instituições de ensino renomadas. A família do Padre Henrique passou incessantes 20 anos lutando pela conclusão do inquérito da morte do padre, a acusação caia sobre a Secretaria de Segurança Pública. O resultado foi o arquivamento do processo mantido sob segredo de justiça. Não houve condenação, apesar de testemunhas e provas apresentadas.

A morte do padre foi um dos motivos da degradação da relação entre a igreja e militares, já agravada pelas incessantes críticas de Dom Helder ao regime militar. A morte de Dom Fernando, um jovem tão chegado a Dom Helder, para muitos, foi uma ação de represália para cessar as denúncias do arcebispo.
Tags: padre | henrique | ditadura | militar |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.