DOM SABURIDO

Arcebispo leva mensagem do Dia Mundial das Comunicações à redação do Diario

Publicado em: 18/05/2023 20:05 | Atualizado em: 18/05/2023 21:07

 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP
O arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, visitou, nesta quinta-feira (18), a redação do Diario de Pernambuco para divulgar a mensagem do papa Francisco referente ao 57º Dia Mundial das Comunicações, que neste ano apresenta o tema "Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor". O Dia Mundial das Comunicações é celebrado pela Igreja Católica no dia da Ascensão do Senhor, que, neste ano, acontece neste domingo (21), antecedendo a festa de Pentecostes. 
 
"Depois de realizarmos um Congresso Eucarístico tão grande e tão bonito, voltado para a partilha do pão com os necessitados, clareou-se ainda mais a beleza do amor fraterno. As pessoas precisam ser escutadas e esperam ouvir, de volta, uma palavra que alivia, que anima, que constrói", disse Saburido.
 
reflexão pede para que os cristãos não temam afirmar a verdade, mesmo que muitas vezes ela seja incômoda. A mensagem divulgada pelo papa Francisco fala das condições para uma boa comunicação, a fim de não assombrar, mas promover a paz. "Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar. E é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. O apelo para se falar com o coração interpela radicalmente nosso tempo, tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade", comentou.
 
A visita às redações dos veículos de comunicação tem por intuito agradecer à imprensa a parceria com a Igreja Católica. "Pedimos para que a imprensa tenha esse ardor no seu coração para comunicar a verdade, comunicar a boa notícia, porque é isso que realmente interessa ao povo de Deus (…) Peço-lhes que sejam profissionais sempre respeitosos, que usem seus dons com compaixão. Exerçam sua função de comunicadores com paixão pela verdade. Deem espaço para a construção da paz, considerando as fragilidades de quem está lendo ou ouvindo as notícias", destacou o arcebispo.

RENÚNCIA 
Em junho de 2022, dom Fernando Saburido anunciou sua renúncia ao cargo de arcebispo. O líder religioso havia comunicado em carta enviada ao papa Francisco que a decisão faz parte do Código de Direito Canônico da Igreja Católica, em que os bispos renunciam aos 75 anos, atual idade de Saburido.
 
Ele foi ordenado bispo em 2000 e ficou por cinco anos na arquidiocese como bispo auxiliar. Depois, em 2005, ele foi nomeado bispo de Sobral, no Ceará, onde permaneceu por quatro anos. Somente em 2009 ele retornou para o Recife, assumindo o cargo de arcebispo de Olinda e Recife. Ele revelou o que deseja que seu substituto tenha. "Eu espero do meu sucessor amor à igreja, condições intelectuais para gerir a arquidiocese e que tenha, acima de tudo, sensibilidade social", relatou.
 
Quando questionado sobre o legado deixado, Dom Fernando Saburido citou a descentralização da Arquidiocese. "Eu acho que o maior legado foi a criação de vicariatos, de comissões de pastoral, para o trabalho ser mais abrangente. A Arquidiocese é muito grande, são mais de quatro milhões de habitantes, com 150 paróquias."

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.