ENTREVISTA

André confiante na reeleição de João Campos

Publicado em: 19/05/2023 09:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
À frente do Ministério da Pesca e Aquicultura desde o início do terceiro mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal André de Paula, presidente do Partido Social Democrático (PSD) em Pernambuco, revelou, em entrevista exclusiva ao colunista Edmar Lyra, do Diario de Pernambuco, os planos para as eleições de 2024.

Atualmente com a estrutura ampliada, o ministro contou que a pasta sob seu comando foi fortalecida no atual governo, tendo deixado de ser representada por uma secretária nacional vinculada ao Ministério da Agricultura, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para abrigar um organograma robusto, com programas voltados à expansão e ao fortalecimento da pesca artesanal e industrial, além da aquicultura e o monitoramento do pescado.

André ainda detalhou um pouco da sua trajetória no serviço público e conversou sobre relações republicanas que mantém com as lideranças políticas das mais diversas correntes ideológicas.

Balanço
“Chegar ao Ministério da Pesca em uma recriação é, no meu ponto de vista, um gesto muito acertado do presidente Lula, que reconheceu a importância dessa atividade para o país. Tem sido um desafio grande porque é um recomeço, então foi necessário montar uma equipe técnica, a qual nós priorizamos ao máximo a meritocracia, o conhecimento e a experiência dentro do próprio governo. Estou feliz e posso dizer que, hoje, tivemos muitos avanços, entre os quais destacaria entre um dos mais importantes a criação do Restaurante Universitário (RU) na Hora do Pescado.” 

Prioridades
“Temos duas questões que são prioridades absolutas do setor. A primeira delas é um esforço para fazer com que o Brasil possa voltar a fornecer pescados para o mercado da União Europeia. E não apenas porque esse é o maior mercado consumidor do mundo, mas, sobretudo, porque fornecer para eles nos traz um selo de qualidade. Temos atualmente um trabalho muito intenso, que se dá de forma transversal sobre a liderança do presidente Lula, e com a parceria de ministérios estratégicos, como o do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Indústria e Comércio. Uma segunda prioridade é a isonomia tributária para utilização de aves e suínos na ração dos peixes. É um esforço político que nós estamos fazendo no Congresso e que é fundamental para a aquicultura. Um dos fatores que inibem um consumo maior de peixe pelo brasileiro é o preço, que ainda não é convidativo.”

Arcabouço Fiscal
“A pauta mais importante deste semestre é a do arcabouço fiscal. Na primeira reunião ministerial, ainda na primeira semana de governo, o presidente fez uma recomendação a todos os ministros. Ele destacou a importância da construção de uma relação republicana, respeitosa e parceira com o Congresso Nacional. Tenho otimismo no sentido que consigamos os votos necessários para aprovar a medida, mas ressalto que temos apoio expressivo de muitos partidos que não estão na base do governo por uma questão de coerência ideológica. Espero que nós tenhamos sucesso nessa nossa pretensão de rapidamente aprovar o projeto”

João Campos
“O prefeito tem sido um grande gestor para o Recife. Acho que o dever de casa está sendo feito porque João se preparou. Nada do que está acontecendo agora acontece ao acaso, é fruto de um planejamento e de muita competência na gestão. Então não tenho dúvida nenhuma de que João é muito forte porque o recifense, aliás, o eleitor de forma geral, quando está satisfeito com a gestão, ele tende a ser conservador, no sentido de não querer mudar aquilo que está dando certo. João está dando certo e poderá ganhar as eleições em 2024.”

Lula e Raquel Lyra
“Houve um momento muito importante em Pernambuco em que foi apresentada à população a relação republicana entre o presidente Lula e a governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi o lançamento do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], no Geraldão. Aquela é uma página memorável da política, porque enquanto a maioria dos presentes ensaiavam vaias sonoras à governadora, o presidente Lula saiu em sua defesa. Ele defendeu a política da governadora e deu uma aula de civilidade política aos presentes quando disse, com todas as letras, que ela será sempre convidada, separando as coisas, porque foi eleita pelos pernambucanos. A governadora Raquel levou quase toda a sua equipe naquele evento do governo do presidente Lula. Ela se envolveu prestígio. Além disso, destacou a importância do evento e disse que iria reproduzir o formato, discutindo com os pernambucanos as prioridades que eles queriam ver incluídas no orçamento do nosso estado. Então sou muito otimista com essa relação republicana. Tenho esperança que a governadora faça um bom trabalho.”

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.