EVEREST

Alpinista nepalês bate recorde ao escalar o Everest pela 28ª vez

Por: AFP

Publicado em: 23/05/2023 09:49

 (Foto: Prakash MATHEMA / AFP)
Foto: Prakash MATHEMA / AFP
O alpinista nepalês Kami Rita Sherpa alcançou nesta terça-feira (23) o topo do Monte Everest pela 28ª vez, o que representa o recorde, um dia após um compatriota ter igualado sua marca anterior.

"Kami Rita Sherpa chegou ao topo do Everest esta manhã. É a 28ª vez", declarou à AFP Thaneshwor Guragain, da empresa Seven Summit Treks, que organizou a expedição. 

Na segunda-feira, Pasang Dawa Sherpa, 46 anos, havia igualado o recorde estabelecido por Kami Rita Sherpa na semana passada ao escalar pela 27ª vez a montanha, de 8.849 metros.

Os dois já escalaram a maior montanha do mundo duas vezes na atual temporada.

Kami Rita Sherpa, um guia de 53 anos com mais de duas décadas de experiência e conhecido como "o homem do Everest", escalou a montanha pela primeira vez em 1994, quando trabalhava para uma expedição comercial.

Desde então, ele escalou o Everest quase todos os anos, geralmente liderando a primeira equipe que fixa as cordas para abrir o caminho até o topo do planeta para os demais alpinistas.

O Nepal tem oito das 10 maiores montanhas do mundo e a cada ano recebe centenas de alpinistas durante a temporada de escalada na primavera (hemisfério norte, outono no Brasil), com temperatura mais amena e ventos de menor intensidade.

As autoridades do país emitiram este ano 478 autorizações para alpinistas estrangeiros. 

Como a maioria precisa de um guia local, especialistas calculam que mais de 900 pessoas, um recorde, tentarão escalar o Everest nesta temporada, que vai até o início de junho.

A indústria do alpinismo no Himalaia é baseada na experiência dos guias, geralmente nascidos nos vales do Everest.

Mais de 500 pessoas já escalaram o Everest, de acordo com os dados do Departamento de Turismo do Nepal.

Uma aventura que provoca várias mortes a cada ano. Na atual temporada, 10 alpinistas morreram tentando escalar o Everest, incluindo quatro guias.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.